Num movimento que solidifica a posição de Londres como um favorito dos fãs da Fórmula E, a ExCeL Arena continuará a acolher a final da temporada do campeonato totalmente elétrico até ao verão de 2026. A extensão, anunciada hoje, garante que o icónico circuito indoor-outdoor mantenha o palco para alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula E.


O legado crescente da ExCeL: O centro de corridas elétricas do Reino Unido

Desde a sua estreia como local da Fórmula E em 2022, a ExCeL de Londres tem consistentemente proporcionado confrontos eletrizantes que decidem campeonatos. Desde a vitória angustiante de Jake Dennis até ao triunfo dramático de Pascal Wehrlein, a arena rapidamente se tornou sinónimo de corridas de alto risco.

O layout único da pista, que combina seções internas e externas, teve um papel fundamental em tornar a ExCeL um local de destaque. Este design singular, aliado a multidões em êxtase, criou o cenário para batalhas inesquecíveis e consolidou Londres como um elemento essencial no calendário global da Fórmula E.


O debate de Silverstone: O que poderia ter sido

Apesar da contínua supremacia de Londres, a Fórmula E explorou a possibilidade de levar a ronda do Reino Unido para um circuito permanente, com Silverstone e Brands Hatch a surgirem como os principais candidatos. O diretor-geral de Silverstone, Stuart Pringle, até compareceu ao E-Prix de Xangai em 2024 para avaliar como a Fórmula E poderia adaptar o seu formato para um local ao estilo da Fórmula 1.

Embora as conversações não tenham resultado em ações concretas, a ideia de Silverstone acolher um futuro evento da Fórmula E—talvez na era Gen4—permanece em cima da mesa. A mudança para as regulamentações Gen4, prevista para a temporada de 2026-27, poderá incentivar uma exploração mais aprofundada de circuitos de corrida tradicionais.


Um novo ritmo para a Fórmula E: Começos em dezembro e finais em agosto

A estrutura de calendário única da Fórmula E está a evoluir. Após um início bem-sucedido em dezembro em São Paulo para a temporada 2024-25, os organizadores estão a considerar manter este formato. Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E, destacou os benefícios do arranque em dezembro, citando um aumento nas audiências televisivas e no envolvimento digital.

Uma final de temporada em agosto, no entanto, poderá provocar reações mistas. Embora evitar conflitos com a Copa do Mundo da FIFA e o intervalo de verão da Fórmula 1 apresente oportunidades para uma maior visibilidade, também coloca desafios para as equipas que se preparam para as regulamentações Gen4.


Gen4: A era transformadora aproxima-se

O carro Gen4 promete ser um salto revolucionário, oferecendo velocidades comparáveis às máquinas da Fórmula 2. No entanto, a transição não será isenta de desafios. Espera-se que os fabricantes tenham de equilibrar rigorosos testes do Gen4 com a campanha final do Gen3, criando obstáculos logísticos sem precedentes.

O chefe da equipa McLaren, Ian James, reconheceu a pressão que esta sobreposição pode colocar nas equipas:
“A final de agosto criará pressão, especialmente para os fabricantes que já estão profundamente envolvidos nos testes do Gen4. Mas no desporto motorizado, todos enfrentam os mesmos desafios, e aqueles que se adaptam mais rapidamente costumam prosperar.”


2025-26: Uma vitrine global para a Fórmula E

Londres não é a única cidade a preparar-se para o futuro da Fórmula E. Cidade do Cabo, Santiago e Chiang Mai estão a ser rumores de que se juntarão ao calendário provisório do campeonato para 2025-26, oferecendo aos fãs uma diversidade de locais.


O que vem a seguir para a Fórmula E?

O calendário oficial para a temporada 2025-26 será revelado em Junho na reunião do Conselho Mundial de Motorsport da FIA. Com a extensão de Londres, novos locais globais no horizonte e a era Gen4 a aproximar-se, a Fórmula E está preparada para um futuro emocionante.