
Fábio Veríssimo é o árbitro escolhido pela Liga para arbitrar um jogo que pode ser histórico para o Sporting. Frente ao V. Guimarães, os leões têm a oportunidade de alcançar um bicampeonato que foge há 71 anos.
O árbitro da AF Leiria não é estranho para a formação leonina. Este será o 36.º encontro da formação de Alvalade em que o juíz irá estar presente como árbitro principal. Nas outras 35 ocasiões, o Sporting venceu a maioria das vezes, contabilizando 24 vitórias, cinco empates e seis derrotas (67 golos marcados e 36 sofridos).
Além disso, assinalou já oito grandes penalidades a favor do Sporting, com três assinaldas contra os leões, e expulsou por cinco vezes jogadores leoninos, ao passo que por quatro ocasiões deu ordem de expulsão a atletas adversários.
Histórico em 2024/25
Esta época, ajuizou quatro jogos do Sporting... e com alguma polémica à mistura. No duelo frente ao Famalicão, tanto leões como famalicenses saíram com queixas. A formação leonina reclamou um penálti não assinalado, por falta de Mihaj sobre Gyokeres, enquanto os minhotos também ficaram a pedir uma grande penalidade, quando Diomande pisou Aranda.
Mas não ficaram por aqui as críticas a Fábio Veríssimo. No encontro entre Sporting e Aves SAD, da 23.ª jornada, o segundo golo leonino foi procedido de fora de jogo de Iván Fresneda. Além disso, o lance entre Diomande e Lucas Piázon, que resultou numa grande penalidade a favor dos avenses, também foi bastante contestado, tanto pelo lado sportinguista, que não considerou falta do central, como pelo lado avense, que pedia o cartão vermelho direto.
Mas nem tudo foi polémica. No dérbi eterno de 29 de dezembro, que o Sporting venceu (1-0), para Duarte Gomes, que fez a análise para A BOLA, o leiriense fez uma boa arbitragem, sem grandes erros a assinalar. Também na partida entre leões e Moreirense, Fábio Veríssimo passou ao lado do protagonismo... como se pretende.