A equipa Alpine anunciou oficialmente que Franco Colapinto irá substituir Jack Doohan pelo menos nos próximos cinco Grandes Prémios de Fórmula 1.

A troca entre os dois pilotos era especulada desde janeiro, quando Colapinto foi contratado pela Williams como piloto de testes e reserva. Após a corrida em Miami, no domingo, os rumores de que a Alpine substituiria Doohan, que registou a sua segunda desistência na primeira volta da temporada, intensificaram-se.

Colapinto estreou-se na Fórmula 1 em meados do ano passado, substituindo Logan Sargeant na Williams nos últimos nove Grandes Prémios. O argentino deixou uma impressão muito positiva, mas devido a alguns acidentes no final da temporada, não conseguiu garantir um lugar como titular para o início da temporada de 2025.

Inicialmente, deveria permanecer na Williams como reserva de Alex Albon e Carlos Sainz, mas em janeiro foi transferido para a Alpine. A Williams avaliou que em Enstone, Colapinto teria uma maior probabilidade de competir em 2025 ou 2026, o que se provou correto. A Alpine também confirmou que Doohan será a primeira escolha como piloto reserva nos próximos cinco Grandes Prémios: Emilia-Romagna, Mónaco, Espanha, Canadá e Áustria.

A substituição de Doohan por Colapinto é a segunda troca de pilotos na Fórmula 1 desde o início da temporada. A primeira ocorreu após a segunda ronda, na China, quando a Red Bull substituiu Liam Lawson por Yuki Tsunoda e recolocou o neozelandês na Racing Bulls.