Numa altura em que o futebol croata precisa claramente de renovação, é na Baviera que se encontra Roko Mijatovic, um dos jovens com mais potencial para assumir uma posição no centro da defesa dos vice-campeões mundiais de 2018.
Nascido a 13 de fevereiro de 2008, em território alemão, Roko Mijatovic é filho do ex-jogador Andre Mijatović, que chegou a ser campeão da Bundesliga 2 ao serviço do Hertha Berlin. É, no entanto, extremamente provável que tenha uma carreira mais brilhante que a do seu progenitor, havendo mesmo quem veja em Roko um diamante em bruto para o futuro do Bayern Munique.
Com apenas 16 anos, Mijatovic é já uma peça importante no plantel sub-19 do Bayern, tendo participado em 13 jogos (incluindo três da UEFA Youth League) e apontado um golo. Chegado do Ingolstadt em 2023 para os sub-17 da equipa bávara, demonstrou rapidamente que tinha qualidade para ser integrado no escalão superior.
Com 1.93m de altura, medida que pode facilmente ainda aumentar, Roko Mijatovic é um defesa central que combina a presença física com uma técnica notável. A sua capacidade de drible e passe são bastante acima da média no que toca a defesas centrais e, talvez por isso, foi já utilizado na posição de trinco pelos juniores do Bayern ou na lateral direita pela seleção sub-17 da Croácia.
O plantel sub-19 do Bayern inclui um elevado número de jogadores com 17 anos e mesmo assim o central croata é um dos mais jovens. Numa parceria defensiva com o compatriota Ljubo Puljic (nascido em 2007), os centímetros fazem a diferença, com as duas torres a ganharem com relativa facilidade a maioria dos duelos aéreos.
No que diz respeito à habilidade com a bola nos pés, Roko Mijatovic supera claramente o companheiro de posição e conduz frequentemente o esférico até zonas mais avançadas do terreno. A utilização do passe longo, tanto aéreo como rasteiro, é outra das virtudes aplicadas pelo jovem defesa para ultrapassar as linhas defensivas do adversário.
Munido de todas as características que um central deve ter para singrar no futebol moderno, Roko Mijatovic precisa apenas de ganhar algum músculo para conseguir lidar com avançados mais possantes (nada que a super bem equipada academia do Bayern não resolva). O seu estilo de jogo pode comparar-se, por exemplo, ao de John Stones: grande versatilidade e simplicidade nas suas ações, mostrando já o discernimento necessário para “jogar fácil”, algo que se procura num defesa central de topo.
Fez os 90 minutos nos últimos três encontros de qualificação para o Euro Sub-17 e, caso a Croácia ultrapasse a ronda 2, será uma das figuras a ter debaixo de olho na fase final, que se disputará na Albânia durante o próximo mês de maio.