
Iga Swiatek recebeu proteção extra de segurança no Open de Miami, depois de ter sido verbalmente atacado durante uma sessão de treino. Uma situação protagonizada por um homem que tinha enviado mensagens de assédio através das redes sociais, informou a BBC Sport, citando representantes do jogador.
O episódio ocorre pouco mais de um mês depois de um perseguidor ter sido afastado de um jogo disputado pela campeã do Open dos Estados Unidos de 2021, Emma Raducanu, no Dubai.
Os porta-vozes do Miami Open e do WTA Tour não confirmaram exatamente o que se passou com Swiatek que termina este fim de semana.
Swiatek, a 2ª cabeça de série, enfrentou Alexandra Eala nos quartos de final na quarta-feira.
"A segurança dos jogadores é a nossa principal prioridade. A WTA trabalha em estreita colaboração com os torneios e as suas equipas de segurança sobre as melhores práticas para eventos desportivos internacionais, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes. Existem protocolos de segurança abrangentes para garantir que quaisquer incidentes sejam tratados de forma rápida e eficaz. Os detalhes destes protocolos não são algo que possamos discutir publicamente, mas estamos firmemente empenhados em manter um ambiente seguro para os jogadores e para todos os que participam num dos nossos eventos", afirmou a WTA.
O Miami Open emitiu um comunicado: "Levamos muito a sério a segurança e a proteção de todos os jogadores e participantes no torneio. Avaliamos constantemente quaisquer potenciais ameaças e tomamos todas as medidas para responder de forma adequada. Para garantir a eficácia destes esforços, não divulgamos os pormenores das nossas operações de segurança".
No Campeonato do Dubai, no mês passado, Raducanu disse que mal conseguia respirar e que os seus olhos se encheram de lágrimas quando um perseguidor que a tinha abordado no início do torneio estava nas bancadas durante o seu jogo.
Raducanu falou com o árbitro e o homem foi expulso do campo e mais tarde detido pela polícia.
Em 2022, um fã obsessivo recebeu uma ordem de restrição depois de ter ido três vezes a casa de Raducanu.
Autor: Associated Press