
O judoca português Otari Kvantidze (-73 kg) despediu-se esta quinta-feira dos Europeus de Podgorica ao segundo combate, depois de cair por ippon no combate frente ao azeri Rashid Mammadaliyev.
'Oto', diminutivo pelo qual gosta de ser conhecido, explicando que Otari é um nome religioso na Geórgia, onde nasceu, chegando com 14 anos a Portugal, lamentou a saída de competição, para a qual tinha boas expectativas.
No Moraca Sports Centro, o pavilhão que alberga o judo na capital montenegrina, paredes meias com a Arena Bemax, para o andebol ou basquetebol, Kvantidze era o único luso a competir neste segundo dia, no qual ainda ultrapassou o combate de estreia.
Com forte ruído adverso do público, o português venceu já no último minuto o montenegrino Jajha Nurkovic, a 40 segundos do final, com uma projeção a roçar o waza-ari, mas que lhe deu um yuko, a pontuação mais baixa, agora reintroduzida nas regras.
Com a sempre difícil entrada superada, o segundo combate tinha contornos de exigência máxima, contra o quarto favorito na categoria de peso intermédio, e foi aí que Otari Kvantidze cedeu, com muita frustração própria.
O judoca, que à agência Lusa, antes dos Europeus, já tinha dito não temer ninguém, lamentou nunca ter conseguido impor as suas pegas, deixando que fosse Mammadaliyev a dominar o combate, o qual venceu, com duas marcações para waza-ari e respetivo ippon.
O azeri surge nestes Europeus como candidato às medalhas, numa carreira sem pódios na prova continental ou Mundiais, mas com múltiplas medalhas no circuito mundial, nomeadamente em Grand Slams.
A única vez que Oto e Mammadaliyev tinham lutado foi já este ano, então no Grand Slam de Paris, onde o azeri conquistou o bronze e Kvantidze terminou em quinto.
Na quarta-feira, no arranque das categorias mais leves, Catarina Costa conquistou a sua quarta medalha consecutiva em Europeus, ao ser pela terceira vez vice-campeã europeia, levando para casa mais uma medalha de prata.
Portugal prossegue a competição em Podgorica na sexta-feira, com Bárbara Timo e Taís Pina em -70 kg, e João Fernando em -81 kg, e no sábado será a vez dos medalhados olímpicos Patrícia Sampaio, em -78 kg, e Jorge Fonseca, em -100 kg, fecharam a participação.