Portugal empatou a três golos frente à Ucrânia, num encontro particular realizado no Complexo Desportivo do FC Alverca. A equipa das quinas chegou a estar a vencer por 3-1.
No primeiro duelo de preparação para o Campeonato da Europa de sub-21 de 2025, a seleção nacional desta categoria empatou com a Ucrânia, em jogo realizado esta tarde em Alverca.
O jogo começa praticamente com o golo da equipa visitante – ao minuto 3 – Dário Essugo puxa Anton Tsarenko dentro da área e o capitão ucraniano Arseniy Batagov bateu forte e com sucesso a grande penalidade, fazendo o 0-1. No minuto 17, Portugal (que já estava em notório crescendo na partida) empata pelo pé de Rafael Rodrigues que encostou ao segundo poste depois de um belo trabalho entre Rodrigo Gomes e Gustavo Sá no lado direito do ataque nacional.
No minuto 38, depois de um enorme corte de João Muniz já dentro da área portuguesa, a equipa de Rui Jorge desencadeia um contra golpe pelo corredor direito que termina com um grande trabalho individual de Mateus Fernandes que, após drible curto sobro o adversário direto, remata para o fundo da baliza ucraniana.
Não muito depois (44′), numa jogada muito idêntica à do primeiro golo, Portugal faz o 3-1 num auto-golo de Batagov, após jogada pela direita e cruzamento de Quenda. Excelente golo de Portugal a fechar o marcador no primeiro tempo, 3-1. Como é normal neste tipo de testes, Portugal mudou totalmente a face no segundo tempo com a entrada de 8 jogadores ao intervalo.
A segunda parte começa e novo penálti para a equipa visitante. Falta de Nazinho sobre Maksym Khlam que converteu depois, em grande estilo, fazendo o segundo golo dos ucranianos. A Ucrânia aproveitou este golo cedo para equilibrar o jogo na segunda metade, com uma exibição bem mais conseguida do que na primeira parte. O empate chegou mesmo, aos 86’ de canto, Arseniy Batagov, central e capitão, volta a marcar desta feita de cabeça, já na pequena área lusitana. O jogo chegou ao final sem mais alterações no marcador. Resultado inesperado mas um bom teste para os comandados de Rui Jorge, que jogam agora dia 18 com a Eslováquia.