![Quatro portugueses nos Mundiais de esqui entre competição interna e melhorias](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Portugal participa nos Mundiais de esqui alpino com quatro representantes, em slalom e slalom gigante, com a competição interna por uma vaga nos Jogos Olímpicos de inverno, em masculinos, e a contínua evolução como principais objetivos.
Ricardo Brancal, Manuel Ramos, Corentin Gatignol e Ariana Ribeiro representam Portugal nestes campeonatos, com Ramos, Gatignol e Ribeiro em slalom e slalom gigante e Brancal apenas no slalom, arrancando a participação na quarta-feira.
Este último, de resto, é o mais experiente do grupo, sabendo aliás o que é marcar presença em Jogos Olímpicos, com participação em Pequim'2022. Do outro lado, Corentin Gatignol estreia-se em Mundiais, a que Ariana Ribeiro e Manuel Ramos já tinham chegado.
Portugal participa nas disciplinas técnicas, depois da velocidade ter ocupado a primeira semana em Saalbach, na Áustria, e terá participação praticamente garantida nas finais, faltando saber, entre os masculinos, quem será o atleta que lá estará.
"O Ricardo já tem uma série de Mundiais, o Manuel tem uma participação, o Corentin estreia-se e a Ariana também já esteve numa edição anterior. A ideia é melhorar um pouco o resultado, mas não tem tanto a ver com a classificação, se são top 50 ou top 30. Tem a ver com a qualidade dos inscritos", nota, em entrevista à Lusa, o selecionador nacional, Sérgio Figueiredo.
O técnico lembra que nas provas de slalom costumam partir cerca de 100 esquiadores, com Portugal a ter resultados na zona de meio da tabela, e é "pelo menos nesse nível" que se esperam os resultados lusos.
A um ano dos Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina2026, Figueiredo lembra que os portugueses não têm os resultados em Mundiais como importantes para a qualificação olímpica, realizada sobretudo "em provas paralelas, de menor dificuldade, que permitem outros resultados".
"Entre eles, é uma oportunidade de se baterem com os melhores, e de se compararem entre eles. Só teremos, em princípio, uma vaga olímpica, e estão aqui três atletas a disputarem essa quota", acrescenta.
O selecionador vê esta, então, como "uma espécie de competição interna para chegar à vaga olímpica", que será só uma, uma vez que os pontos de ranking necessários para Portugal "poder ter duas ainda estão distantes".
Ariana Ribeiro, de 19 anos, disputa a qualificação de slalom gigante na quarta-feira, tendo em vista a final, a disputar no dia seguinte, quando entram em prova Ricardo Brancal, de 28, Manuel Ramos, de 22, e o estreante Corentin Gatignol, de 19, cuja final está agendada para sexta-feira.
A qualificação do slalom no feminino está marcada para sexta-feira e a final para sábado, dia em que os homens disputam o lugar na final de domingo, que encerra os Mundiais em Saalbach.
A 48.ª edição dos Campeonatos do Mundo de esqui arrancou na terça-feira e termina no próximo dia 16 de fevereiro.