Rui Borges abordou esta sexta-feira a final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, domingo (17h15), contra o Benfica, na Sport TV, onde além da decisão da prova-rainha aproveitou para comentar os assuntos mais prementes do universo do Sporting. De Gyökeres a Hjulmand, revelou que está descansado com a próxima temporada. Saiba porquê, lendo os principais destaques da intervenção do treinador dos leões.

Preparado para este teste de fogo? "É - e já tive oportunidade de o dizer - o realizar de um sonho. Vinha de escalões inferiores, onde valorizamos sempre a Taça e onde sonhamos sempre com a final, por mais difícil que seja. Espero, acima de tudo, que seja um dia de festa e que seja inesquecível."

Folgas, festas... Como sente a equipa? "A equipa está ligada. Tivemos dois, três dias para aproveitar o momento, porque faz parte: tivemos uma época longa, difícil e eles mereciam esses dias. Mas a partir do momento em que começámos a treinar, senti a equipa ligada... Queremos muito a dobradinha."

Estratégia vai mudar? "Será um Sporting igual a si próprio. São jogos diferentes... Na Luz fizemos um golo cedo e a preocupámo-nos - de forma indireta e não estratégica - em estarmos um pouco mais fechados. Conhecemo-nos muito bem. Será uma grande festa e um grande jogo - é isso que todos desejamos."



Diomande em dúvida: "Ainda está em dúvida para o jogo. Teve um pequeno traumatismo. Vai ser mesmo até à hora do jogo, a tentar perceber se está disponível e nas melhores condições para dar contributo. Não há mais ausências, apenas as conhecidas [Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões]."

Último jogo de Gyökeres? "O Viktor está completamente focado em ganhar o troféu, em marcar - já o disse -, e olhando para ele, mostra isso mesmo, que está focado para ele, para o coletivo, com espírito de conquista e na possibilidade da dobradinha. Tudo isso liga à equipa. Depois é esperar pelas férias e ver o que o futebol dá. Mas tem contrato com o Sporting."

E a boa notícia que Paulinho prometeu? "Espero que seja ele a dizer que o Sporting conseguiu a dobradinha. Acho eu... Não sei. Acho que não está relacionada com jogadores."

Varandas já confirmou Hjulmand para a próxima época? "O próprio Hjulmand já falou sobre isso: é um jogador que está ligado ao clube, completamente focado no Sporting, disse que dificilmente saía e que está feliz aqui. Vai disputar a Champions... Estou completamente tranquilo. Acredito que - não sendo todo - a grande maioria do plantel vai continuar."

Dérbi de 1996 - uma mensagem: "O mesmo que disse para a Luz e antes do Vitória: que aproveitem, que se divirtam, mas com responsabilidade. É apenas futebol. Requer emoções, paixão, mas temos de nos respeitar e ter responsabilidade. Tornem a festa ainda mais bonita."