A KTM AG vive dias conturbados devido aos graves problemas financeiros, mas Pit Beirer insiste que a presença no MotoGP não está em risco. Nesta altura, há que encontrar um avultado investimento, de modo a que o plano de reestruturação seja aprovado no fim de fevereiro.

O diretor da KTM Motorsport afirmou ao site Motorsport-Aktuell: ‘Recentemente, têm sido publicados muitos disparates, como a saída do MotoGP em 2026. Agora estamos totalmente focados na temporada de 2025. Claro que agora temos alguns obstáculos extra para ultrapassar de moto a tirar toda a empresa desta situação’.

Segundo Beirer, o facto de a empresa ser considerada viável já foi um importante marco: ‘A KTM teve uma enorme vitória a 20 de dezembro, porque depois de uma análise intensiva, o administrador de reestruturação afirmou claramente que a empresa é muito forte e pode continuar com sucesso. Esta são condições boas para o restante do processo de reestruturação’.

A presença no desporto motorizado é, segundo o líder, um pilar de há décadas: ‘Há agora consultores externos que observam tudo muito atentamente, vêem o desporto motorizado como uma grande janela de custo e dizem que o orçamento desportivo podia ser cortado para metade, o que significaria um enorme potencial de poupança. É lógico que existam recomendações destas, mas viraríamos completamente do avesso toda a empresa e modelo de negócios dos últimos 30 anos. O lema «Ready to Race» inspirou-nos ao longo destes mais de 30 anos e trouxe-nos sucesso económico’.

Beirer frisou que a presença no desporto é também uma imagem de marca importante da KTM: ‘A empresa vive «Ready to Race», e isso não só nos destacou da concorrência, como também nos tornou melhores. O desporto motorizado é o porta-estandarde número um. Quando competimos contra os melhores do mundo com as nossas motos, então o lema aplica-se a todas as motos que o cliente conduz. Estamos atualmente a trabalhar a cada dia e cada noite para garantir que a KTM continua a existir da mesma forma, e depois as corridas irão manter-se como parte importante da empresa’.