![Sporting confirma presença na final da Taça da Liga feminina](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
O emblema da Damaia - que joga em casa 'emprestada', o Campo Eng. Carlos Salema, em Lisboa - chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Gabi Gonçalves, aos 26 minutos, mas o Sporting reagiu após o intervalo e operou a reviravolta com o bis da norte-americana, aos 79' e 90'+3 minutos.
Ainda à procura do primeiro troféu da Taça da Liga, a formação leonina, que na época passada perdeu a decisão diante do Benfica, vai disputar a final da competição pela terceira vez, em que irá ter pela frente as encarnadas ou o Torreense, que hoje jogam a segunda mão (15 horas), após o triunfo lisboeta no primeiro jogo (3-0).
Foi o conjunto verde e branco a entrar de forma mais assertiva e dominante, tranquilo perante a confortável margem alcançada na primeira mão, na qual havia triunfado em Alcochete (6-0), estando perto de abrir o marcador aos 11 minutos, num cabeceamento de Brenda Pérez, já na pequena área, que passou pouco por cima do travessão.
O Damaiense resistiu bem ao ímpeto inicial das leoas e finalizou certeiro na primeira ocasião de perigo de que dispôs, à passagem do minuto 26, numa boa jogada pela direita de Lidiane da Silva, que cruzou rasteiro para o interior da área, onde Gabi Gonçalves surgiu livre de marcação.
Surpreendido pelo golo das locais, o Sporting retomou o controlo da partida e dispôs de boas situações para marcar, por Diana Silva, desmarcada em velocidade e a atirar para excelente defesa de Carolina Jóia aos 38 minutos, e Brittany Raphino, que rematou à malha lateral aos 42.
Jogando a um ritmo pouco acelerado, o Sporting trabalhou no sentido de inverter o resultado e esteve perto de igualar aos 69 minutos, num cabeceamento de Raphino travado por uma intervenção de qualidade de Carolina Jóia.
A norte-americana voltou a ser protagonista pouco depois, desta feita marcarndo o golo da igualdade, ao desviar um cruzamento tirado pela direita por Jeneva Hernández-Gray.
Fisicamente poderosa e muito veloz, Brittany Raphino alcançou o 'bis' já em período de compensação, tendo sido isolada por Cláudia Neto e atirado para a reviravolta. Antes do apito final, a norte-americana esteve próxima de chegar ao 'hat-trick', mas a guardiã damaiense opôs-se com mais uma boa intervenção.
Jogo no Campo Eng. Carlos Salema, em Lisboa.
Damaiense - Sporting, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadoras:
1-0, Gabi Gonçalves, 26 minutos.
1-1, Brittany Raphino, 79.
1-2, Brittany Raphino, 90+3.
Equipas:
Damaiense: Carolina Jóia, Madalena Contente, Tianna Harris, Carolina Beckert, Morgan Stone, Joana Dantas (Ema Cruz, 76), Inês Moreira (Daniela Santos, 57), Anna Torslov (Sara Fernandes, 76), Lidiane da Silva (Allison Blais, 72), Ana Maria Markovic e Gabi Gonçalves.
(Suplentes: Inês Matos, Emma Hawkins, Daniela Santos, Tânia Mateus, Sara Fernandes, Catarina Almeida, Ema Cruz e Allison Blais).
Treinador: Tomás Tengarrinha.
Sporting: Catriona Sheppard, Georgia Eaton-Collins, Andrea Norheim, Alícia Correia (Érica Cancelinha, 71), Ana Capeta, Brenda Pérez, Joana Martins (Maiara Niehues, 71), Miri O'Donnell (Beatriz Fonseca, 71), Diana Silva (Cláudia Neto, 77), Telma Encarnação (Jeneva Hernández-Gray, 61) e Brittany Raphino.
(Suplentes: Catarina Potra, Jeneva Gray, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto, Maiara Niehues, Matilde Nave, Jacynta Gala, Iara Gonçalves e Érica Cancelinha).
Treinador: Micael Sequeira.
Árbitro: Leonor Paiva (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lidiane da Silva (21), Anna Torslov (67), Gabi Gonçalves (86) e Tianna Harris (89).
Assistência: cerca de 100 espectadores.