O Sporting qualificou-se, sem espanto, para os oitavos de final da Taça de Portugal, em que defrontarão o Benfica (a 22 de março), ao vencer o Académico Clube Desportivo do Funchal, na capital da Madeira, por 23-42, em partida dos 16 avos da prova, esta quinta-feira.

Na partida que assinalou o regresso dos campeões nacionais à competição após mais de um mês de interregno para o Campeonato do Mundo, os leões confirmaram o favoritismo perante os insulares, da Divisão de Honra, segundo escalão da modalidade,  

Pedro Velasco (juvenil), Guilherme Silva (júnior), Leonardo Anastácio (juvenil), Francisco Loureiro (júnior), Dario Ursu (juvenil). Vicente Almeida (iniciado), além de Rafael Vasconcelos, que já alinhou várias vezes pela equipa principal aos 17 anos.  

Ao intervalo, o Sporting já liderava por ampla vantagem o marcador (11-21), na sequência de uma elevada eficácia: 28 remates. No segundo tempo, o Sporting limitou-se a controlar as operações e a gerir o substancial avanço e chegou à contagem da etapa inicial (21 golos, sofrendo mais um (11 contra 12). 

 A equipa orientada por Ricardo Costa concedeu oportunidades de jogar na equipa principal a vários jovens da formação do clube - Pedro Velasco (juvenil), Guilherme Silva (júnior), Leonardo Anastácio (juvenil), Francisco Loureiro (júnior), Dario Ursu (juvenil) e Vicente Almeida (iniciado), além de Rafael Vasconcelos, que já alinhou várias vezes pela equipa principal aos 17 anos.