A luta europeia tem um importante capítulo em Guimarães. Na reta final do campeonato, à 28ª jornada, Vitória SC e Santa Clara medem forças, com o quinto lugar europeu na mira.

Comecemos esta antevisão pelo conjunto caseiro, o Vitória SC de Luís Freire. Depois da histórica campanha na UEFA Conference League, os conquistadores viram o foco exclusivamente para o campeonato, competição onde já não perdem desde janeiro.

Se olharmos exclusivamente para os jogos disputados na Cidade Berço, o registo é ainda mais positivo, tendo em conta que a última - e única - derrota ocorreu em setembro. De resto, tem sido sempre a somar.

É com esse mote e a Europa no horizonte que Luís Freire encarou o próximo duelo: «O Santa Clara tem mostrado muita competência, é um adversário bem organizado, mas sabemos quem somos e o que queremos. Está na hora de reunir as tropas para estes jogos finais.»

Do outro lado, Vasco Matos tirou a pressão dos seus jogadores e recusou entrar em euforias pela Europa: «Em relação às competições europeias, para nós é uma não questão. Claro que para o Vitória SC percebo que seja uma questão importante. Para nós, não é. Simplesmente vamos olhar para o jogo e queremos ganhá-lo. Por isso, temos de estar no nosso limite e ser a equipa do costume.»

Ser «a equipa do costume» é ser a sensação do campeonato. O Santa Clara, subido esta temporada, ocupa a quinta posição. Depois de uma fase menos feliz no final de fevereiro e início de abril, o Estrela regressou às vitórias e, nos últimos três encontros, somou dois triunfos e um empate.

Indisponíveis de dar o seu contributo na tarde deste sábado vão estar Pedro Pacheco e Wendel Silva, do lado açoriano. Para os conquistadores, Gustavo Silva e Mikel Villanueva estão em dúvida.

Por fim, as contas são simples: em caso de triunfo vimaranense, o Vitória SC fica a um ponto do Santa Clara - e do quinto lugar -, a seis jogos do fim. Caso vençam os açorianos, o Santa Clara dispara e fica com uma vantagem de sete pontos. O cenário é este: depois de sábado, como fica a disputa pelo quinto lugar?

Onzes Prováveis

Vitória SC: Bruno Varela, Hevertton Santos, Filipe Relvas, Toni Borevkovic, Miguel Maga, Tomás Händel, Tiago Silva, Telmo Arcanjo, João Mendes, Vando Félix, Nélson Oliveira

Santa Clara: Gabriel Batista, Luís Rocha, Frederico Venâncio, MT, Lucas Soares, Adriano Firmino, Pedro Ferreira, Matheus Pereira, Vinícius Lopes, João Costa, Gabriel Silva