
João Almeida terminou a sexta etapa da Volta da Suíça com as mesmas esperanças que partiu.
Após os 186,7 quilómetros que ligaram Chur a Neuhausen am Rheinfall, o ciclista da UAE Emirates chegou integrado no pelotão, na 33.ª posição após 4.10,24 horas, o mesmo tempo que o vencedor do dia, o belga Jordi Meeus (Red Bull), que venceu ao sprint.
Desde cedo, Romain Gregoire e Stefan Küng (Groupama-FDJ), Harry Sweeny (EF Education-EasyPost) e Mauro Schmid (Jayco AlUla) protagonizaram uma fuga a quatro que acabaria por ceder nos últimos quilómetros. Nos últimos dez, já sem Gregoire, a vantagem do trio para o pelotão acabou por esfumar-se e precipitar uma luta ao sprint pela vitória e nos últimos 330 metros, o belga Jordi Meeus (Red Bull-Bora-Hansgrohe) foi o mais rápido. David Ballerini (Astana Team) e Askey Lewis (Groupama-FDJ) fecharam o pódio da antepenúltima etapa.
João Almeida cruzou a meta no 33.º lugar e manteve os 39 segundos de desvantagem para Kevin Vauquelin, que segurou a camisola amarela após terminar em 19.º. O ciclista da UAE Emirates mantém-se em terceiro lugar, a 10 segundos de Julian Alaphillipe, segundo classificado.
Apesar de ter mantido distâncias para o líder da prova, João Almeida sofreu um revés. A 105 quilómetros do final da sexta etapa, o companheiro de equipa Jan Christen, importante para o português ganhar a quarta tirada após um arranque a 50 quilómetros do final, foi forçado a abandonar a Volta a Suíça. A UAE-Emirates anunciou que o ciclista suíço, que estava a jogar em casa e a ser um dos principais escudeiros de João Almeida, sentiu-se mal durante a etapa.
No panorama luso, destaque para António Morgado. O corredor de 21 anos terminou no 21.º lugar, e subiu a 77.º na geral e tal como Rui Costa (EF Education-EasyPost) que foi 53.º, terminou integrado no pelotão. Nélson Oliveira ((Movistar) terminou em 68.º, a 28 segundos do vencedor.
Depois de uma etapa para recuperar fôlego, seguem-se as duas tiradas decisivas para a geral individual.
Hoje realiza-se a sétima etapa, que liga Neuhausen am Rheinfall a Emmetten. Os 207,3 quilómetros contam com três contagens de montanha, duas de segunda categoria e uma de terceira, todas na segunda metade do percurso, com a terceira a coincidir com a meta. A Volta à Suíça termina amanhã com vai ser disputada uma cronoescalada de 10 quilómetros.
João Almeida segue na luta pela conquista da terceira prova do ano, depois da Volta ao País Basco, em abril, e a Volta à Romandia, em maio.