
A 25.ª cimeira entre a União Europeia (UE) e a China terá lugar neste país, na segunda quinzena de julho, em data ainda não fixada, divulgou esta sexta-feira um porta-voz do presidente do Conselho Europeu, António Costa.
"No que se refere à cimeira UE-China, estamos a coordenar com a China a fixação de uma data para a reunião, que deverá ter lugar na China na segunda quinzena de julho", segundo o porta-voz.
Este encontro de líderes deverá assinalar os 50 anos de relação entre os dois blocos e ganha mais importância perante as recentes decisões de Washington de impor novas tarifas a produtos importados pelos Estados Unidos.
A cimeira na China, segundo fonte europeia, deverá ter lugar após a reunião de alto nível UE-Japão, que está também a ser preparada.
Hoje, após um encontro com o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, o Presidente chinês, Xi Jinping, apelou à UE para que "se mantenha unida" face à guerra comercial do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, relata a agência France-Presse (AFP).
Sánchez, por seu lado, falou do "potencial de crescimento das relações sino-europeias".
Também hoje, Pequim anunciou um aumento para 125% nas taxas impostas sobre produtos oriundos dos Estados Unidos, mantendo a política de retaliar os aumentos das tarifas sobre bens chineses decretados por Washington, que ascende a 145%.