O impacto da agenda europeia da simplificação no setor financeiro vai estar em debate numa conferência organizada pela PSO Knowledge, no próximo dia 7 de maio, em Lisboa.

Intitulada “Desafios e oportunidades multisetoriais na era da agenda europeia da simplificação”, a conferência conta com a participação de Pedro Machado, membro do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão do BCE, na abertura.

Segue-se um debate sobre a agenda da simplificação e o impacto no setor financeiro, com a participação de André Mestre, do Instituto Empresa, Gonçalo Freire, diretor da Fintech Solutions, Inês Palma Ramalho, sócia da Pérez-Llorca, e Maria Tsani, diretora de Políticas Públicas e Assuntos Regulamentares dos Serviços Financeiros EMEA da AWS.

A conferência termina com a participação de João Lampreia, economista-chefe do Banco Big, que falará sobre guerras comerciais e desafios para o equilíbrio global.

A iniciativa “visa o conhecimento desta nova normativa que tem como principais objetivos simplificar os processos regulamentares do setor bancário europeu e que são alvo de muitas queixas pelos bancos, que chegam a dar nota de necessitarem de ter departamentos inteiros a dar resposta aos requisitos dos reguladores e supervisores. Tem ainda o objetivo de tornar o sistema financeiro bancário europeu mais resiliente num contexto de constantes desafios geopolíticos”, explica a organização ao Jornal PT50.