
As receitas líquidas do grupo automóvel Stellantis, que até final de novembro do ano passado foi liderado pelo gestor português Carlos Tavares, cifraram-se em 156,9 mil milhões de euros em 2024, uma quebra de 17% em comparação com 2023.
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a empresa – que gere as marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall e agora também a Leapmotor – revela que teve um lucro líquido de 5,5 mil milhões de euros, o que representa um decréscimo de 70% – em comparação com os 18,6 mil milhões registados em 2023.
"Embora 2024 tenha sido um ano de fortes contrastes para a empresa, com resultados aquém do nosso potencial, alcançámos marcos estratégicos importantes. Designadamente, iniciámos o lançamento de novas plataformas e produtos multienergias, processo que continua em 2025, iniciámos a produção de baterias para carros elétricos (…) e lançámos a parceria Leapmotor International”, sublinha John Elkann, presidente do conselho de administração do grupo automóvel .
Na mesma nota de imprensa, a Stellantis refere ainda que o processo de nomeação do novo presidente executivo – que irá suceder a Carlos Tavares, que deixou o cargo um ano e um mês antes do previsto – “está a decorrer a bom ritmo e ficará concluído no primeiro semestre de 2025”.
Nos 90 dias que se seguiram ao início da transição da liderança e enquanto prossegue o processo de seleção do próximo presidente executivo do grupo, ao longo do primeiro semestre de 2025, a equipa de liderança interina tomou medidas “rápidas e decisivas” para melhorar o desempenho e a rentabilidade da empresa.
Estas ações incluem, entre outras, segundo é revelado em comunicado, a redução de stocks dos concessionários nos Estados Unidos, o reforço do “envolvimento com governos e entidades reguladoras em questões-chave do sector” e a continuação da aposta no processo de redução das emissões poluentes pelos veículos produzidos pelo grupo.
Sem entrar em pormenores, a Stellantis anuncia ainda que irá lançar dez novos produtos ao longo do ano de 2025, sendo que haverá uma forte aposta na Inteligência Artificial.