
Depois de dois meses de quedas, o mercado automóvel português voltou a crescer em março. No terceiro mês do ano, foram vendidos 27.787 veículos automóveis em Portugal, um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e foram publicados esta terça-feira.
A subida verificada em março não foi, contudo, suficiente para impedir uma queda no mercado automóvel nacional no primeiro trimestre do ano. Segundo a ACAP, nos primeiros três meses de 2025, foram colocados em circulação 67.788 novos veículos, uma queda de 1,1% em termos homólogos.
No que diz respeito aos veículos ligeiros de passageiros, a aposta na mobilidade elétrica continua a ser evidente. No primeiro trimestre, a grande maioria dos novos carros vendidos (65,1%) era movida “a outros tipos de energias”.
Neste caso, a preferência foi dada aos veículos híbridos elétricos (24,5%) e aos 100% elétricos (20,8%).
Por sua vez, os automóveis movidos a gasolina e a gasóleo representaram 29,3% e 5,5% do total de vendas no primeiro trimestre, respetivamente.
O Peugeot 3008 foi o modelo mais vendido no primeiro trimestre do ano, seguido do Dacia Sandero e do Renault Clio. A marca de veículos elétricos Tesla ficou em sexto lugar, com a venda de 1681 unidades do modelo “Model 3”.