
Os parlamentos de Cabo Verde e Portugal assinaram um programa de cooperação que visa reforçar a troca de experiência e fortalecer as duas instituições.
O acordo rubricado na cidade da Praia, pelo secretário-geral da Assembleia Nacional de Cabo Verde (ANCV), Angelino Coelho e a secretária-geral da Assembleia da República de Portugal, Anabela Cabral Ferreira tem 40 acções, abrangendo áreas como produção legislativa, transparência e comunicação.
Segundo Angelino Coelho, o programa é uma oportunidade para reforçarem a troca de experiência e fortalecer as instituições democráticas.
“Nós olhamos para este programa com grande expectativa. O nosso desejo é que as 40 acções sejam concretizadas”, afirmou.
Por outro lado, Angelino Coelho expressou a esperança de que o programa traga benefícios para Cabo Verde, perspectivando a melhoria na produção legislativa, maior transparência nos procedimentos administrativos, o reforço das tecnologias de comunicação e informação, e o aprimoramento da eficiência parlamentar.
De acordo a Lusa, Anabela Cabral Ferreira destacou a cordialidade e a partilha de ideias desde os primeiros contactos, referindo que o programa visa tornar os dois parlamentos mais capacitados para prestar melhores serviços.
“O serviço que prestamos em Cabo Verde, como em Portugal, deve ser visto como uma missão de permanente disponibilidade para o diálogo e o serviço público. Continuamos a lutar por uma sociedade e instituições livres, justas e democráticas”, disse.