José Fonseca Fernandes

Ao fim de 12 episódios de Liga dos Inovadores, Isabel Rocha, Ricardo Paes Mamede e António Costa Silva regressam ao programa para fazer um ponto de situação. Os “inovadores” que por cá passaram mostram como “as empresas são espaços fascinantes de criação de conhecimento”, como “as industrias tradicionais estão a renovar-se” e realçam o papel das incubadoras, das universidades, do capital de risco e da industria tradicional em todo o ecossistema.

José Fonseca Fernandes

A ligação entre as universidades e as empresas tem de ser melhorada, sobretudo com as pequenas e médias empresas, onde o contacto se torna mais difícil, e o papel do Estado revisitado.

Os três curadores do programa falam ainda sobre como Portugal deve posicionar-se no plano de reinvestimento na defesa europeia, e deixam três perguntas que gostariam de ver respondidas pelas líderes partidários em matéria de crescimento e inovação em Portugal.

Algumas ideias que pode ouvir na conversa:

“Se a deixarem, Ursula von der Leyen vai ser a ministra da Guerra da Europa”: “É preciso baixar as expetativas em relação ao investimento da defesa em Portugal”

“O investimento público em investigação e desenvolvimento está a diminuir, temos de perguntar-nos porquê”

“A massa critica existe em Portugal, está é subfinanciada”

Portugal não pode ser o país que se satisfaz com pouco, o país do bocadinho. Somos o país dos diminutivos. Este programa é um ar fresco. Mostra o que de melhor o país está a fazer”

“Devíamos ter uma espécie de fundo soberano para investir nas start-ups e nas empresas”

Expresso

O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.