Num leque de 1.549 participantes, a norte-americana Joanna Steidle sagrou-se vitoriosa na primeira edição da competição de fotografia aérea ‘International Aerial Photographer of the Year’. Logo atrás da ‘artista de drones’ ficou o espanhol Daniel Viñé Garcia, ao qual se seguiu o norte-americano David Swindler.

“Por muito instruído e experiente que seja um painel de jurados, é frequente expressarem opiniões muito diferentes. Muitas vezes, um juiz considera pessoalmente que um décimo ou cinquenta segundos lugares são tão impressionantes como o primeiro lugar e, por isso, a nossa filosofia é premiar as ‘101 melhores’ fotografias de cada ano”, explicaram ainda.

Nessa linha, ao ter uma maior “coleção”, os juízes têm espaço para “aplaudir fotografias de todos os tipos e géneros diferentes, desde drones a médio formato, capturas únicas e composições, abstrações e interpretações de cortar a respiração da Mãe Natureza”.

Esta primeira edição do concurso contou com 1.549 participações provenientes dos quatro cantos do globo, o que excedeu “as expectativas” dos organizadores. Para alcançarem o top 101 e verem as suas fotografias publicadas no livro do galardão, era necessária uma pontuação mínima de 86,67.

Veja algumas das imagens premiadas na galeria acima.