![Guia para o Super Bowl LIX: onde ver, quem vai atuar no halftime show e quais os momentos mais aguardados](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Como já é tradição, o mês de fevereiro é sinónimo de Super Bowl, a final da National Football League (NFL), a maior liga de futebol americano. Este ano o duelo, que acontece este domingo (9), será entre os Kansas City Chiefs e os Philadelphia Eagles. Enquanto os 'chefes' vão tentar tornar-se a primeira equipa na história a conquistar o campeonato três vezes consecutivas, as 'águias' têm na mira o seu 5.º título e uma oportunidade de se redimirem da derrota frente ao mesmo rival em 2023.
O Super Bowl LIX acontece no estádio Caesars Superdome, na cidade de Nova Orleães, que se prepara para receber a sua 8.ª final, mais do que qualquer outro dos 27 estádios que já sediaram o evento. Desde 2013 que o Super Bowl não se realizava no Caesars Superdome, ano em que Beyoncé foi a grande anfitriã do famoso halftime show.
Quem vai atuar durante o halftime show?
Este ano o momento mais aguardado da noite vai estar a cargo de Kendrick Lamar, que esta semana venceu em cinco das sete categorias para as quais estava nomeado nos Grammy, incluindo Gravação do Ano e Música do Ano, com o hit "Not Like Us". O artista terá ainda como convidada já confirmada a cantora SZA com quem já lançou colaborações no passado.
O rapper norte-americano torna-se assim o primeiro artista de hip-hop a atuar a solo no Super Bowl. Em 2022 subiu ao relvado para uma perfomance histórica ao lado de grandes nomes do rap e hip-hop como Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e 50 Cent. Nesse ano, Kendrick Lamar cantou dois temas icónicos da sua carreira como "m.A.A.d city" (2012) e "Alright" (2015).
Onde assistir em Portugal?
O Super Bowl será transmitido a partir das 23h30, com a cobertura original dos Estados Unidos, para os assinantes do NFL Game Pass do canal desportivo DAZN.
O que esperar dessa noite?
O Superbowl não é apenas um evento desportivo. É uma "máquina de fazer dinheiro" que junta desporto, música, moda e campanhas publicitárias milionárias. Os espaços publicitários do evento desportivo podem chegar aos oito milhões de dólares e já estão esgotados desde o mês de novembro.
Grandes marcas nacionais e internacionais pagam quantias astronómicas por publicidades com meia dúzia de segundos: Apple, Google, Amazon, Coca-Cola, McDonald's, Pepsi, Uber Eats, Dunkin' Donuts, entre outras.
Estes anúncios costumam juntar grandes celebridades mundiais que vão desde atores, artistas musicais, apresentadores de TV ou atletas, que também fazem questão de marcar presença no Super Bowl.
Tal como aconteceu no ano anterior, uma das presenças mais aguardadas será a da cantora Taylor Swift e namorada do jogador Travis Kelce dos Kansas City Chiefs. As imagens e vídeos do casal no último Super Bowl incendiaram a internet e foram notícia em meios de comunicação de todo o mundo.
Prevê-se que o Super Bowl deste ano alcance mais de 120 milhões de espetadores.