A altercação entre Perry Farrell e Dave Navarro durante o concerto dos Jane’s Addiction em Boston, a 13 de setembro, chegou a vias de facto nos bastidores, garante Dan Cleary, técnico de guitarra e baixo que faz parte da equipa da banda há 17 anos. Cleary diz que depois do espetáculo, no ‘backstage’, Farrell deu um murro a Navarro.
As declarações do técnico, que descreve o que aconteceu em pormenor, foram feitas ao podcast “Rare Form Radio”. Cleary assegura que “a banda acabou”. Recorde-se que, depois do fim abrupto do concerto em Boston, a banda acabou por cancelar a digressão inteira, com Farrell a fazer um pedido de desculpas público e a dizer que ia tratar da sua saúde; Navarro, por seu lado, deu a entender que a banda chegara ao fim.
“Foi uma das coisas mais malucas em que estive envolvido em toda a minha vida”, começa Cleary, “dizer que a coisa descarrilou é dizer pouco”. Depois de saírem de palco, Navarro terá perguntado a Farrell por que o tinha tentado agredir e terá sido aí que o vocalista lhe bateu mesmo, tendo a briga ficado registada em áudio: “o que se ouve é o Perry a dar um murro ao Dave. Consegue ouvir-se a mão direita a bater no lado esquerdo da cara do Dave”.
O técnico assume, também, que a equipa já antecipava que algo semelhante pudesse acontecer, porque Farrel está “novamente instável”. A discussão em palco terá começado porque o vocalista foi chamado à atenção por ter “atropelado” o solo do guitarrista: “ficou imediatamente irritado”.
“Penso que ficou paranoico. Achou que os outros estavam a falar sobre ele. E estavam, mas não no sentido em que ele pensava: estavam a tentar perceber como resolver as coisas”.