
Os madeirenses Napa reagiram aos maus comentários que receberam depois de terem vencido o Festival da Canção e sido escolhidos para representar Portugal na Eurovisão com a canção ‘Deslocado’. “Houve comentários muito loucos. Houve até quem dissesse que o Cristiano Ronaldo nos tinha dado a vitória”, disse a banda em entrevista ao “Eurovision World”, um dos maiores sites dedicados à Eurovisão.
“Se fossemos um artista a solo, penso que teria sido mais duro”, acrescenta o guitarrista Diogo Góis, “de qualquer forma, ao fim de três dias o ódio já tinha desaparecido. Nem tivemos de nos preocupar”. Uma das principais críticas relacionava-se com o facto de ‘Deslocado’ aparentar ser uma canção pouco “eurovisiva”, mas a banda garante que já se deparou com fãs estrangeiros que conhecem a canção muito bem, o que consideram dever-se à sua “mensagem transversal”.
O baterista João Rodrigues defende: “A canção não é apenas sobre o povo da Ilha da Madeira. É uma canção sobre estudantes e trabalhadores que deixam o seu país em busca de melhores oportunidades noutro lado. É uma mensagem transversal que certamente pode ressoar com a Europa, um continente com fronteiras abertas onde é fácil ir de um sítio para o outro. Quem não tem um primo na Suécia ou uma namorada a viver noutro país? Faz parte da história da Europa ou mesmo do mundo”.
‘Deslocado’ será apresentada na primeira semifinal da Eurovisão, que decorre em Basileia, na Suíça, no dia 13 de maio. Os Napa concorrem, nessa primeira data do concurso, com canções de países como a Islândia, Ucrânia, Países Baixos ou Suécia, que, neste momento, se apresenta nas casas de apostas como a grande favorita à vitória com a canção ‘Bara Bada Bastu’, do grupo KAJ.