
O grande público já conhecia Laura Dutra através das suas participações em projetos de ficção, nomeadamente da SIC, como Narazé, A Serra e Lua de Mel. Mas o talento da atriz, de 26 anos, estava longe de ficar apenas por aí. Em televisão, no ano de 2024, a jovem aceitou embarcar numa nova aventura ficcional que lhe está a dar um notório destaque em Portugal, ao 'dar vida' a 'Teresinha' na novela da estação de Paço de Arcos, A Herança.
O site Fama Show teve a oportunidade de estar à conversa com Laura Dutra, precisamente no Dia Aberto da produtora SP Televisão, para ficar a saber tudo sobre esta personagem absolutamente irreverente (e, agora, sabe-se, de sucesso). Na altura, a atriz explicou que o convite para fazer parte do elenco d'A Herança surgiu diretamente de Daniel Oliveira. "Ele leu a personagem e deve-se ter lembrado de mim", começou por dizer.
Patrícia Tavares reage ao convite "inesperado" para assumir o protagonismo da nova novela da SIC: "É uma história difícil de contar"
No momento em que lhe foi proposto o desafio, Laura Dutra estava fora do rumo das novelas há cerca de quatro anos, tendo emprestado o seu talento, nesse período, sobretudo ao cinema. "Para mim fez sentido voltar a este processo, porque também estive fora a trabalhar e porque fiz outras coisas, nomeadamente séries e um filme, e também acho que é importante nós conseguirmos sermos versáteis e conseguirmos fazer de tudo um pouco", explicou logo de seguida.
Voltando a falar do diretor de programas da SIC, a atriz esclareceu que tem a noção de que Daniel Oliveira "sabe" que é uma profissional que gosta de aceitar certos desafios — e a 'Teresinha' seria um deles. Até porque, segundo o que Laura Dutra afirmou, esta personagem sai, de facto, da sua zona de conforto. "A 'Teresinha' realmente sai um bocadinho da minha pessoa, da Laura", confidenciou, falando em primeira mão deste papel.
De irmãos a casal na ficção! Mariana Monteiro e Tiago Felizardo reencontram-se em novela da SIC
"Ela é uma pessoa muito mais direta, muito mais fugaz e autêntica em vários sentidos, do que eu. Portanto, eu também aprendo com ela e acho que ela podia aprender comigo, nomeadamente acho que ela às vezes ultrapassa um bocadinho o bom senso e nunca é com maldade, mas pode ser mal interpretado. [Porém] é uma mulher muito segura de si própria. Ela sabe o que ela quer e o que é que ela gosta", detalhou ainda a atriz.
Classificando a 'Teresinha' como uma jovem-adulta "extremamente humilde", Laura Dutra deixou a certeza que esta personagem "não se deixa deslumbrar com esta fase da vida, da fama da madrinha". Recorde-se que a trama d'A Herança desenrola-se sobretudo em torno de 'Sofia' [Patrícia Tavares], que se vê como herdeira inesperada. Em torno disto, a narrativa conta com uma série de intrigas e dramas, nos quais 'Vicente' [Ricardo Pereira] e 'Pilar' [Mariana Monteiro] participam ativamente.
Com várias 'farpas' apontadas', a verdade é que a personagem de Patrícia Tavares tem uma grande aliada ou, pelo menos, um forte apoio: a afilhada 'Teresinha'. "Acima de tudo é uma mulher muito protetora e age sempre por impulso para defender os outros. É uma mulher confiável, que, apesar de tudo e apesar de ser ainda muito miúda, tem os valores no sítio certo e sabe muito bem diferenciar o que é que é bom e o que é que é mau", contou ainda Laura Dutra.
Mas a atriz não se ficou por aí. Com a premissa de verdadeira 'defensora', Laura Dutra acredita que esta personagem "está constantemente a tentar fazer o bem das pessoas que ama, nomeadamente da madrinha, depois, mais tarde, do Sr. Augusto [Fernando Luís], e assim de certas personagens com quem ela se vai identificando", explicou também. Entre elas, destaque para a ligação, que já tem e irá ter ainda mais 'pano para mangas' entre 'Teresinha' e 'Bernardo' [Rui Pedro Silva].
Do ecrã para o coração dos portugueses! Rui Pedro Silva fala sobre contracena com Laura Dutra: "É muito engraçado"
Mas, afinal, o que diferencia 'Teresinha' de todas as outras personagens d'A Herança?
Como o site Fama Show já tinha dado conta, com base em várias entrevistas feitas aos atores que fazem parte do elenco do projeto de ficção da SIC, não é difícil chegar à conclusão que esta novela tem uma carga emocional muito elevada e pesada. Que o confirme, por exemplo, Dânia Neto, que chegou, nas gravações, a ter 14 cenas a chorar. No entanto, talvez seja certo afirmar que 'Teresinha', sobretudo pela sua espontaneidade, acaba por ser uma 'lufada de ar fresco' em toda a trama.
"Eu, Laura, já não tenho muitos filtros, mas acho que a 'Teresinha' acaba por não ter filtros nenhuns. Ela diz o que pensa sem ter noção do quão isso pode afetar as pessoas ou o quão constrangedor isso pode ser, mas ao mesmo tempo acaba por não ser com malícia. E as pessoas acabam por achar engraçado, porque ela, de facto, é inusitada e muitas das vezes diz certas coisas sem pensar e isso pode ofender, porque nós não estamos habituados a ouvir certas coisas e ela não tem esse filtro".
Já foi cantor romântico e agora será vilão! Ricardo Pereira e os desafios de 'Vicente' na nova novela da SIC
Ainda durante a entrevista, além desta "caraterística" que Laura Dutra considera ser "muito forte na vida" da sua personagem, a atriz aproveitou o momento para destacar a "humildade" tida pela sua 'Teresinha' assim como, novamente, a ligação com a madrinha que, segundo as suas próprias palavras, "acaba por ser uma superproteção que não é saudável, ou seja, ela entra ali nos ciúmes quando alguém se aproxima demais da madrinha".
"Tem ali uma relação que pode vir a ser um bocadinho tóxica e que é sempre gerida pela 'Sofia' [Patrícia Tavares] para saber também os limites. E acho que, no fundo, é uma miúda que precisava de amor na altura que não teve e que acaba por recebê-lo agora com a madrinha presente na vida dela", concluiu, por fim, Laura Dutra, em entrevista exclusiva ao site Fama Show acerca desta personagem que está a conquistar cada vez mais, dia após dias, os portugueses.