O mês de maio tem-se revelado de grande felicidade para a a família de D. Duarte Pio. Isto porque, dias depois de assinalar 30 anos de casamento com Isabel de Herédia, o duque de Bragança completou mesmo 80 anos de idade.

Ainda que sempre tenha assumido não gostar de grandes celebrações, o rosto principal da família real portuguesa reuniu todos os seus familiares - incluindo os filhos e o genro - e amigos para assinalar estas duas importantes datas.

E certo é que D. Duarte teve direito não apenas a uma... mas a três festas, uma das quais no Museu dos Coches, onde um dos três filhos, Afonso, acabaria por revelar ao jornal 'Observador' qual foi o presente que deu, em conjunto com os irmãos, ao pai.

"Tomei a iniciativa e os meus irmãos depois contribuíram para comprar um pequeno quadro de um artista italiano da paisagem de África. Foi uma ocasião que me surgiu com um pequeno leilão. E achei muito bonito e que podia ser um presente simpático para os pais", disse, revelando que os irmãos se juntam normalmente para os presentes.

"Eu e os meus irmãos de vez em quando juntávamos para comprar alguma coisa. Quando éramos mais pequenos eram as clássicas canecas, uns porta-chaves. Hoje é mais ajudar um pouco em casa e de vez em quando um cinto, uma carteira. Eu e o meu irmão também já oferecemos um casaco", fez saber, cita também a revista 'Flash!'.

Recorde ainda, aqui, as imagens do jantar no Palácio do Correio-Mor, em Loures, organizado pelos duques.