Naquele que seria o 64.º aniversário da princesa Diana, o filho mais velho da para sempre apelidada 'princesa do povo' quis celebrar a data com uma homenagem àquele que foi um dos principais pontos do seu legado.

Conforme escreve a imprensa internacional, William, o atual herdeiro ao trono britânico, passou a terça-feira, 1 de julho, em Sheffield, a festejar o segundo aniversário do Homewards - uma iniciativa que tem como objetivo acabar com os sem-abrigo, uma causa que também era de enorme importância para Diana.

De facto, a ligação do marido de Kate Middleton a esta causa foi inspirada pelo exemplo de Diana, que frequentemente levava os dois filhos (onde se inclui também Harry) a abrigos e instituições de caridade. Em 2009, William chegou a passar uma noite a dormir nas ruas de Londres para vivenciar a realidade da situação.

"Confiante de que podemos liderar e inspirar a compreensão, a empatia e o otimismo e de que é possível acabar com a situação de pessoas em situação de sem-abrigo", escreveu numa carta aberta, antes do evento.

O evento uniu nomes num painel de discussão como o ex-primeiro ministro inglês Gordon Brown, e Steven Bartlett, advogado da Homewards, numa visita que contou com a programação de workshops e a oportunidade de um contacto direto com as equipas locais para partilha de ideias e estratégias.