
Esta terça-feira, 13 de maio, Felipe VI esteve na Universidade de Coimbra, onde foi distinguido. Segundo o jornal Público, o rei de Espanha foi homenageado com um doutoramento honoris causa pela instituição universitária, na mesma cerimónia em que foi distinguido o Presidente de Itália, Sergio Matarella. O momento contou com ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimónia solene teve lugar na Sala dos Capelos e no seu discurso, Felipe VI falou sobre uma “Europa unida”.
"Se entendermos que este é o momento para uma Europa unida, não de uma Europa de diferenças; para uma Europa firme e solidária, não uma Europa egocêntrica e reticente; para uma Europa consciente e orgulhosa do que é, por si mesma e pelo mundo; se acreditarmos nessa Europa, teremos conquistado o futuro", afirmou o monarca citado pela Casa Real espanhola.
Depois da cerimónia, os dirigentes cumprimentaram a Tuna Feminina da Faculdade de Medicina e visitaram também o Museu Nacional Machado de Castro.
De acordo com a Lusa e o Diário de Notícias, Felipe VI recebeu esta distinção 36 anos depois do seu pai, Juan Carlos , que foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em maio de 1989.