
Cada vez mais existem histórias de pessoas que usam a imagem de outras para sacar dinheiro e agora o alvo foi o nome de Cláudio Ramos.
A técnica é simples: usa a foto do rosto da TVI no ‘Telegram’ e mete conversa com outras pessoas, ‘assediando-as’ a dar dinheiro. Uma das vítimas contou tudo à ‘TV7 Dias’. “Fui burlada, por quem não sei, mas a pessoa em causa identificou-se como Cláudio Ramos. Eu nunca falei diretamente com a pessoa em causa, não sei se é homem ou se é mulher. O que sei é que no Telegram está identificado como Cláudio Ramos, a fotografia é do Cláudio Ramos, ele ou ela dizer ser o Cláudio Ramos”, começa por dizer.
E continuou: “Uma outra altura ele perguntou se lhe emprestava 40 mil euros para o ajudar a pagar um empréstimo. Eu estive quase para lhe emprestar o dinheiro. Veja lá a lavagem cerebral que ele não me fez.”
O apresentador já quebrou o silêncio através de um comunicado nas redes sociais:
Soube hoje, através de uma jornalista, que nas redes sociais alguém se está a fazer passar por mim para proveitos próprios. Pedem dinheiro, bens materiais, chegam a usar um discurso romântico com as vítimas femininas. Obviamente não sou eu, já tinha alertado para factos semelhantes há uns tempos. Quem me segue sabe que não pediria coisa alguma e menos ainda mandaria pedir em meu nome. A internet tem coisas boas, mas tem também as más onde gente sem carácter entra em ação e atinge os mais desatentos e muitas vezes mais frágeis. Cabe a cada um de nós ter a responsabilidade e cautela de ver com quem conversa. no entanto, se me seguem, é fácil perceber que não sou eu. Denunciem as contas e se se sentiram enganados devem denunciar nos lugares indicados usando toda a informação que conseguirem dos vigaristas.