A notícia está a encher os meios de comunicação estrangeiros e portugueses: o clube turco, Galatasaray, vai avançar com uma queixa contra José Mourinho por racismo.

A informação chega depois do ex-clube de Ricardo Quaresma ter realizado uma publicação na sua conta oficial do X (antigo Twitter), após ter empatado a zero com o emblema que o técnico português representa, o Fenerbahçe, esta segunda-feira, 24 de fevereiro.

De acordo com A Bola, o primeiro classificado da primeira liga do país parece não ter gostado das declarações que José Mourinho proferiu após o apito final do jogo e comunicou-o a todos os seus apoiantes e simpatizantes. "Desde o início das suas funções de gestão na Turquia, o treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, tem emitido persistentemente declarações depreciativas dirigidas ao povo turco. Hoje, o seu discurso passou de comentários meramente imorais para uma retórica inequivocamente desumana", começa-se por ler.

"Declaramos formalmente a nossa intenção de iniciar um processo criminal relativo às declarações racistas feitas por José Mourinho e, consequentemente, apresentaremos queixas oficiais à UEFA e à FIFA. Além disso, observaremos diligentemente a postura adoptada pelo Fenerbahçe – uma instituição que professa defender 'valores morais exemplares' – em resposta à conduta repreensível exibida pelo seu treinador", termina-se.

Mas afinal, o que disse José Mourinho?

Segundo o mesmo jornal desportivo português, foram estas as declarações do treinador setubalense que levaram à indignação do rival: "Em primeiro lugar, penso que foi um grande jogo e isso deve-se ao facto de a arbitragem ter sido muito boa. Ele tinha experiência suficiente e integridade, mentalidade, para sobreviver nesta selva. De facto, é muito difícil arbitrar neste ambiente. Penso que foi um bom jogo para ambas as equipas, porque ambas têm jogadores de topo".

"Vamos sair daqui com um resultado indesejável. Em condições normais, diria que esta liga ainda está a meio, mas se perguntarmos o que são condições normais... Se os árbitros turcos olharem para o desempenho do árbitro de hoje, fizerem uma autocrítica, analisarem-se a si próprios e disserem 'quero ser um árbitro de topo como este, quero arbitrar jogos de forma honesta e limpa como este árbitro'. Então, sim, a melhor equipa ganhará o campeonato no final da época. Se o campeonato terminar desta forma, será uma corrida muito boa, mas se não terminar assim, se o circo a que assistimos desde o início do ano continuar, então o final da história será diferente. Hoje foi a primeira vez que vim aqui jogar um jogo, por isso senti-o, senti como eles são em todos os comportamentos. É uma boa organização. Não é limpa, é uma boa organização", terá acrescentado ainda.