
Nos próximos dias vão decorrer as cerimónias fúnebres do Papa Francisco que morreu, esta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos.
Leia ainda: Papa Francisco: O emocionante e importante pedido que fez antes de morrer
Papa Francisco vai ser enterrado num local diferente dos restantes Santos Padres
O Santo Padre já tem o seu funeral preparado desde 2024 e ‘mudou’ algumas tradições da Igreja Católica relativamente aos funerais dos Papas. E a principal mudança foi o facto do Papa Francisco ter eliminado a ‘regra dos três caixões’. É que os líderes da Igreja Católica costumavam ser enterrados em três caixões: de cipreste, chumbo e carvalho, mas o Papa Francisco deixou bem especificado que só quer um caixão e que o interior será em zinco.
“O rito renovado devia sublinhar ainda mais que o funeral do romano pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não o de um homem poderoso deste mundo”, afirmou, em novembro de 2024, o arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas, sobre os pedidos do Papa Francisco.
Outra exigência que vai ter impacto é que o caixão estará aberto permitindo assim que todos os fiéis se possam despedir do Santo Padre. E tal vai acontecer na Basílica de São Pedro.
O Papa Francisco vai ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, ao contrário da maioria dos líderes da Igreja Católica que foram enterrados na cripta da Basílica de São Pedro. E, no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, foi especificado que “a constatação da morte não ocorrerá mais no quarto do falecido, mas na capela, e os seus restos mortais serão colocados imediatamente dentro do caixão”.
Veja também: Papa Francisco – As reações dos famosos à morte do Santo Padre: “Estou farta de chorar…”
Texto: Carolina Marques Dias Fotos: DR e Impala