Pinto da Costa morreu aos 87 anos, no passado sábado, 15 de fevereiro. E a mulher, Cláudia Campo, os filhos, Joana e Alexandre, bem como os netos são o rosto da dor.

Leia ainda: Pinto da Costa quis esconder ‘segredo’ que, após morrer, acabou por ser desvendado: “Ele nunca dizia…”

“Caso tenha feito testamento pode dispor de um terço do seu património”

Antes de morrer, o ex-dirigente do FC Porto deixou um aviso aos filhos e à mulher sobre a sua herança. “Neste momento, duas preocupações enchem a minha cabeça e o meu coração. Na minha falta, como será o relacionamento dos meus filhos? Como se vão entender na divisão dos meus bens? Já lhes lembrei o que a minha querida Mãe nos dizia, a mim e aos meus irmãos: ‘Entendam-se, senão metade do que vos deixo será para os Tribunais e advogados’. Sábias palavras, que todos seguimos, e tudo dividimos sem o mínimo atrito”, escreveu no seu livro ‘Azul até ao fim’.

No V+Fama, desta terça-feira, 18 de fevereiro, o advogado Vasco Jara e Silva esclareceu como terá de ser feita a divisão dos bens entre os seus legítimos herdeiros. “A viúva é herdeira de Pinto da Costa sem meação, isto é, a divisão do património de Pinto da Costa será feita por cabeças. No caso concreto será feito em três partes: uma parte para o cônjuge e para os dois filhos, isto caso Pinto da Costa não tenha feito testamento. (…) Caso tenha feito testamento pode dispor de um terço do seu património mas os outros dois terços serão para dividir em partes iguais pelos dois filhos e pelo cônjuge”.

“Espero que não haja padeiras ou peixeiras com direito a 10%”

Entretanto Cláudia Jacques, amiga do filho de Pinto da Costa, acabou por revelar que o testamento será lido dentro de dias. “Ele organizou o seu funeral, tratou de tudo, por isso naturalmente tratou da sua herança. Aquilo que eu soube através de uma pessoa que contactei e não é Alexandre Pinto da Costa porque o filho não se pronunciou nunca sobre este tema nem nunca demonstrou interesse sobre este tema. Mas outra pessoa com quem falei disse-me que, efetivamente, existe um testamento que irá ser aberto e lido pelo advogado daqui a uns dias. Nessa altura irá ficar bem assente aquilo que ficou decidido pelo Pinto da Costa. Dá-me ideia que ninguém sabe, nem os próprios filhos“, afirmou a comentadora.

Adriano Silva Martins acabou por brincar, comparando com o que aconteceu com Marco Paulo. “Aqui introduzo uma nota de humor: espero que não haja padeiras ou peixeiras com direito a 10%”.

Sobre o facto de Pinto da Costa ter deixado tudo preparado para a sua morte, desde o funeral ao testamento, o apresentador reforçou: “Aliás, o Pinto da Costa estava em união de facto desde 2017 com Cláudia Campo e casa-se com ela em 2023, obviamente, para proteger Cláudia”. Cláudia Jacques acrescentou: “Para todos os efeitos, a Cláudia como viúva irá receber a sua pensão de viuvez que há-de ser generosa”.

Veja também: Pinto da Costa- As palavras emotivas que deixou à mulher: “Pensava que não voltaria a sentir”

Texto: Carolina Marques Dias Fotos: Impala