As oito equipas que vão avançar para os 'quartos' da Liga dos Campeões de hóquei em patins ficaram na quinta-feira definidas, a uma jornada do fim, com o FC Porto a juntar-se ao grupo e o FC Barcelona eliminado.

Benfica, Oliveirense e Óquei de Barcelos já estavam apurados e o Valongo era o único luso com a certeza que ficava pelo caminho, com os 'dragões' a confirmarem agora o seu lugar na próxima fase.

A nona e penúltima jornada da fase de grupos, terminada na quinta-feira, teve como grande surpresa a eliminação do FC Barcelona, recordista de troféus, com 22, afastado ao empatar em casa com o Reus, 2-2.

O Grupo A vai fechar com o 'colosso' catalão em quinto, com 10 pontos, após o empate na partida disputada na quarta-feira, sendo a festa de apuramento para os quartos de final para o Reus, quarto com 13 pontos.

Também avançam na prova os três primeiros, que são, como se esperava, Óquei de Barcelos (19 pontos), FC Porto (16) e Noia (14), de quem os catalães dependiam com uma ténue esperança de apuramento, que agora se fechou.

Na nona jornada do Grupo A, o Noia empatou com o Óquei de Barcelos, 2-2, e o FC Porto goleou tranquilamente o St. Omer, por 4-1.

No Grupo B, que já tinha definido as equipas a seguirem em frente antes desta jornada, Benfica e Oliveirense seguem em frente, ficando pelo caminho, em termos de lusos, apenas o Valongo.

O Benfica superou o Dinan Quevert, por 6-2, e passa a ter 25 pontos, já suficientes para o primeiro lugar final.

Seguem-se na tabela o Trissino (17 pontos), Oliveirense (15) e Liceo da Corunha (12), também apurados para os 'quartos'. Pelo caminho ficam Valongo (4) e Dinan Quevert (3).

Nos outros jogos de quinta-feira, o Trissino ganhou 6-5 ao Valongo e a Oliveirense bateu o Liceo, por 4-2, no último jogo do dia.