
Foi, na passada terça-feira, 13 de maio, que os NAPA, com o tema Deslocado, alcançaram o tão ambicionado lugar na grande final do Festival da Eurovisão, que se encontra a decorrer em Basileia, na Suíça. Para esta noite está marcada a grande final da competição de música — mas, afinal, Portugal poderá ser vencedor?
Os apostadores sobre as canções a concurso este ano e, naturalmente, as casas de apostas têm vindo a ser pouco simpáticas com os candidatos portugueses. Por exemplo, na primeira semifinal, o site EurovisionWorld apontava com 80 por cento de certezas de que Portugal não passaria à final — o que não se confirmou.
Mas, e agora? Quais são as previsões de lugar para os NAPA? De acordo com a mesma plataforma, os prognósticos voltam a não ser os melhores. Na totalidade dos 26 países no concurso, Portugal surge em 25.º lugar, isto é, no penúltimo lugar da classificação, com cerca de 1 por cento de hipóteses de vir a ser o grande vencedor.
Na mesma lista, o EurovisionWorld aponta a Suécia como o país que poderá eventualmente conquistar o primeiro lugar, com cerca de 42 por cento de hipóteses de vencer; seguida pela Áustria, com 20 por cento ; França, com 14 por cento; Finlândia, com seis por cento e Países Baixos, com três por cento.