A histórica fabricante britânica de motociclos CCM implementou uma série de mudanças estratégicas para enfrentar um mercado em contração, mantendo-se otimista quanto ao seu futuro apesar dos desafios atuais.

Em resposta às condições adversas do mercado, a CCM tomou a difícil decisão de reduzir a sua força de trabalho para apenas 12 colaboradores. Esta reestruturação surge após um 2024 particularmente desafiante, durante o qual a produção da empresa caiu para metade do volume habitual, de cerca de 300 motos anuais para aproximadamente 150 unidades.

‘Estamos numa posição muito positiva que nos permite ajustar rapidamente. Não temos uma grande linha de produção a bombear motos para os concessionários. Trabalhamos com base na procura e oferta, em vez de criar oferta e depois esperar pela procura’, explicou Jason Broome, Diretor-Geral da CCM, em palavras ao MCN.

Algumas funções administrativas foram absorvidas pela empresa-mãe, Pitalia Capital, o que significou que ‘todos estão a fazer um pouco mais do que faziam no mês passado. Simplesmente não éramos eficientes. As pessoas dispensadas eram excedentárias para o futuro previsível’, avançou o responsável.

Entre as consequências desta reestruturação está o adiamento do muito aguardado Projeto X, uma moto de aventura conceptual revelada no evento Motorcycle Live 2024. A CCM já iniciou o processo de devolução dos depósitos aos clientes interessados.

Embora o preço final nunca tenha sido confirmado, estimava-se que o Projeto X custaria entre 13.000 e 15.000 libras (aproximadamente 15.190 a 17.530 euros) — um valor considerável quando comparado com concorrentes como a KTM 790 Adventure, disponível por 8.699 libras (cerca de 10.160 euros).

Broome garante que o desenvolvimento do Projeto X está praticamente concluído, mas reconhece que não é o momento ideal para lançar um novo produto: ‘Quando se pretende introduzir um novo produto num mercado onde outros fabricantes estão a oferecer descontos, provavelmente não é a estratégia certa’.

Apesar dos cortes, a CCM enfatiza que se encontra numa posição financeira saudável: ‘Não temos dívidas. Não temos empréstimos bancários. Ninguém virá executar hipotecas ou colocar-nos em administração judicial, por isso, dessa perspetiva, estamos numa posição saudável’, afirma Broome.

A empresa foi afetada pelo encerramento da Completely Motorbikes, um dos seus principais parceiros retalhistas, em outubro de 2024. Este fecho reduziu a rede de distribuição da CCM para apenas oito pontos de venda em todo o Reino Unido e forçou a marca a recomprar stock não vendido.

Mesmo com estas dificuldades, a CCM implementou várias iniciativas estratégicas. A marca reduziu drasticamente os prazos de entrega, afastando-se da tradicional abordagem de produção por encomenda que anteriormente deixava os clientes à espera por quase dois anos.

‘Estamos agora numa posição em que podemos oferecer motos com um prazo de entrega muito mais rápido. Se um cliente entrar numa das nossas lojas e quiser um Maverick, mas prefere-o numa cor diferente, podemos tê-lo pronto em cerca de seis semanas’, fez saber Broome.

A empresa também lançou a sua primeira oferta de financiamento a 0% no início deste ano, permitindo aos clientes escolher qualquer modelo da gama CCM sem juros durante um período de 25 meses. Embora esta iniciativa não tenha provocado um aumento significativo nas vendas, ajudou a atrair uma nova base de clientes e a oferecer opções de compra mais flexíveis.

Apesar dos desafios atuais do mercado, que em fevereiro de 2025 registou uma queda de 30% nas matrículas em comparação com o mesmo período do ano anterior, a CCM mantém-se positiva quanto ao futuro.

‘Não temos nada a esconder. O lobo não está à porta e não iremos fechar tão cedo. Na verdade, estamos a planear fazer um pouco mais este ano. Podemos ter 30 ou 40 motos não vendidas, mas isso não vai matar ninguém, e ao ritmo a que estamos a vendê-las, estamos bastante bem no geral. Isso abre um novo segmento. Com os pacotes de financiamento, custa 85 libras por mês [em PCP]. Isso abriu um leque de potenciais novos clientes para nós’, acrescentou Broome.

A marca também está a registar um interesse positivo no seu duo Street Moto de 55 cavalos, revelado em setembro de 2024 — particularmente no modelo base, que é a sua primeira oferta abaixo das 10.000 libras (cerca de 11.685 euros) em vários anos.

Para a CCM, estas medidas não representam um retrocesso, mas sim uma adaptação estratégica para garantir a sustentabilidade a longo prazo num mercado cada vez mais desafiante para os fabricantes de motociclos artesanais de pequena escala.