
Anda sempre com um batom na mala? É para dar um toque na maquilhagem ou para hidratar os lábios? Qualquer que seja o motivo, são várias as ocasiões em que não pode faltar um toque com um exemplar.
Esta terça-feira, 29 de julho, assinala-se o Dia do Batom. Certamente que tem um mala e não sai de casa sem ele. Seja para dar aquele retoque ou para hidratar, hoje é um bom motivo para passar no espelho de qualquer casa de banho.
O Lifestyle ao Minuto reuniu alguns exemplares de marcas como Dolce & Gabbana, Givenchy, Isdin, Rituals ou Shiseido. São várias as propostas que temos para lhe apresentar neste dia.
Percorra a galeria para conhecer alguns sugestões de batons para assinalar o Dia do Batom.
Será que o batom tem prazo de validade?
Se não sabe há quanto tempo começou a usar o batom que está a usar, o melhor é ter alguma atenção. Podem existir alguns riscos que está a correr. Segundo o jornal Times of India, existem formas de conseguir perceber se o seu batom ainda está em condições de ser usado.
Deve começar por reparar no cheiro. Se tiver um aroma estranho e a velho, o melhor é descartar. Por outro lado, deve perceber se tem algum tipo de humidade ou se desliza sem qualquer problema nos lábios.
Eis o que pode acontecer se usar um batom fora do prazo
Existem alguns problemas a que pode estar sujeito e o melhor é ter cuidado. O jornal deixa algumas das preocupações que deve ter e alguns dos sinais a estar atento.
Comichão dentro e ao redor da boca
Batons fora do prazo podem conter bactérias que causam irritação, o que por sua vez pode provocar comichão dentro e ao redor da boca. Por conterem por lanolina, que tem uma composição complexa, pode facilmente originar uma reação alérgica como secura, prurido e dor.
Insuficiência renal, anemia e danos cerebrais
A lanolina presente no batom fora do prazo de validade tem uma forte adsorção. Pode absorver poeira, bactérias, vírus e metais pesados do ar, que podem facilmente ser absorvidos pelos lábios. São substâncias que podem entrar no corpo e acabar por deixá-lo doente. Usar o produto além do prazo indicado pode levar a envenenamento por chumbo e causar insuficiência renal, anemia, danos cerebrais e neuropatia cerebral.
Como tirar nódoas de batom?
Uma nódoa de batom não tem de ser um grande drama. Existem truques que pode colocar em prática para deixar as peças limpas de novo. A Better Homes & Gardens falou com alguns especialistas para perceber qual o melhor método.
Para limpar a nódoa, tem de aplicar o álcool diretamente e esfregar. Depois enxague o tecido com água fria e repita o processo conforme necessário até a nódoa desaparecer. Lave bem para não ficar com marcas do álcool.
Pode também aplicar um pouco de detergente líquido. Só tem de aplicar "uma quantidade suficiente para cobrir completamente a área manchada" e deixe atuar durante 20 minutos para que "a nódoa se desfaça antes de lavar a roupa como sempre".