A Honda e a start-up sueca GoCimo estão a colaborar na tecnologia para baterias de scooters elétricas – mais concretamente com a EM1 do construtor japonês.
Trata-se de um estudo de viabilidade da partilha de baterias com a duração de um ano em Malmö, com início previsto para fevereiro. A GoCimo trabalha em motociclos elétricos e baterias trocáveis.
O objetivo é aferir a viabilidade de uma nova estação de intercâmbio de baterias, do ponto de vista do negócio e do cliente. Assim, três sítios da cidade terão baterias para a Honda EM1 – a scooter elétrica urbana lançada em 2023.
Para que este teste decorra, a Honda irá fornecer 30 unidades, além de 60 conjuntos Honda Mobile Power Pack e:, para além de prestar assistência pós-venda.
Daiki Mihara, operativo executivo da MCPP Elect Biz Dev Unit na Honda Motor Co., afirmou: ‘A Honda está a promover a disseminação de motociclos elétricos globalmente. O teste conjunto de verificação do serviço de partilha de baterias com a GoCimo irá criar um novo modelo de negócio para os motociclos elétricos na Europa, que será comercializado e levado a cabo em toda a região europeia no futuro para acelerar a disseminação dos motociclos elétricos e do Honda Mobile Power Pack e:’.
Da parte da GoCimo, o diretor-executivo Mattias Tingvall referiu: ‘A GoCimo validou com sucesso o modelo de negócio para as subscrições de partilha de baterias para veículos ligeiros na Europa. Os nossos clientes confirmam que o nosso serviço os ajuda a transitar para veículos elétricos ao baixar a barreira do investimento, minimizando o tempo de inatividade devido a carregamento, e melhorando a segurança durante o processo de carregamento. Este teste conjunto de verificação com a Honda permite-nos explorar mais o potencial de mercado dos nossos serviços de partilha de baterias’.