A nova Honda CRF450RX Rally, desenvolvida para clientes, será pela primeira vez mostrada ao público nos Motodays. O evento começa esta sexta-feira na Fiera di Roma, em plena capital italiana.

Esta moto foi desenvolvida pela Honda Motor Europe Italia e pela Red Moto, tratando-se de um modelo exclusivo que parte da experiência do construtor nos sucessos em grandes ralis como o Dakar.

Só serão produzidas e distribuídas 50 unidades este ano, destinando-se a condutores, sejam eles profissionais ou entusiastas exigentes. O motor, adaptado aos ralis, tem cerca de 58 cv de potência, estando associado a uma caixa de seis velocidades.

O sistema de escape Akrapovic é em titânio, e em termos de suspensões encontra-se uma forquilha dianteira em titânio e um amortecedor com a haste do pistão revestida no mesmo material.

O depósito de combustível principal tem 22 litros de capacidade, e a proteção do cárter é em fibra de carbono – tal como a torre de navegação, que deste modo é leve e resistente a possíveis quedas e incidentes. Atrás, há um depósito de combustível secundário que pode albergar 14 litros.

A posição de condução é natural e desobstruída, com guiador Renthal, proteções de mãos Acerbis, e poisa-pés de grandes dimensões. O guarda-lamas frontal é idêntico ao da CRF Rally, e a iluminação é em LED. A Honda CRF450RX Rally foi usada em competição por seis pilotos, incluindo Romain Dumontier que foi terceiro na classe Rally2 no Dakar 2025.