A Ducati apresentou esta segunda-feira mais dois novos modelos para 2025, neste caso da «família» Scrambler: a nova Icon Dark e a renovada Full Throttle. Com características únicas, mantêm o caráter típico Scrambler. A Icon Dark chega aos concessionários já em outubro, enquanto pela Full Throttle terá de esperar até dezembro.

Ducati Scrambler Icon Dark

Com uma decoração dominada pelo preto, a Icon Dark ‘expressa a mais pura essência da Ducati Scrambler’. Das tampas do depósito até ao guarda-lamas frontal, das tampas da correia de transmissão aos painéis laterais minimalistas e à carenagem traseira, o visual totalmente preto destaca a moto.

O depósito inclui o logótipo da Scrambler, mais moderno e adequado ao preto mate da pintura. A moto surge com um silenciador em aço inoxidável. Uma moto elegante e minimalista, sem linhas supérfluas no seu design, que também pode ser versátil graças às possibilidades de customização.

Ducati Scrambler Full Throttle

Mais desportiva, a Full Throttle é inspirada nas competiçõess Flat Track dos Estados Unidos da América. A decoração reflete isso mesmo, com as placas laterais a envergarem o número #62 – uma alusão a 1962, ano de lançamento da primeira Ducati Scrambler.

Há um protetor de cárter, desenho do banco único e uma decoração que combina o preto e o bronze – presente nas jantes de alumínio. Aqui, a inspiração são carros e motos de competição dos anos 1970. Há um guiador rebaixado com secção variável, guarda-lamas dianteiro curto e uma traseira sem guarda-lamas traseiro.

Outra característica diferenciadora é o silenciador Termignoni em aço inoxidável nos países em que está aprovado, enquanto o Ducati Quick Shift faz parte do equipamento de série.

Em comum

Estas duas motos têm o mesmo motor bicilíndrico com distribuição desmodrómica de 803 centímetros cúbicos, capaz de debitar 73 cv de potência às 8,250 rotações por minuto e 65,2 Nm às 7.000 rpm. A caixa é de seis velocidades.Há sistema de ride-by-wire. Há uma versão limitada a 35 kW de potência, de forma a ser legal para quem tem carta de condução A2.

O quadro também é o mesmo: do tipo treliça em aço tubular. A forquilha dianteira é USD da Kayaba, ao passo que o amortecedor traseiro Kayaba é aajustável em pré-carga. As jantes em liga de alumínio medem 18 polegadas à frente e 17 polegadas à frente, calçando pneus Pirelli MT 60 RS.

O sistema de travagem também é idêntico nestas duas Scrambler: disco de 300 milímetros e pinça radial de quatro êmbolos à frente, e disco de 245 milímetros e pinça flutuante de um êmbolo atrás – nos dois casos há Cornering ABS da Bosch no equipamento de série.

As dimensões também são iguais: 176 kg de peso sem combustível, depósito com capacidade para 14,5 litros, distância entre eixos de 1.449 mm e altura do assento que pode variar de 780 mm a 810 mm conforme a opção escolhida. Além do condutor, a moto pode transportar um passageiro.

O painel de instrumentos é constituído por um ecrã a cores TFT de 4,3 polegadas, ao passo que em termos de equipamento de segurança existe modo de condução, modo de potência, tração de controlo DTC e luz diurna – para além do já mencionado Cornering ABS. A iluminação é em LED, e há uma tomada USB abaixo do assento. O Ducati Multimedia System é opcional.