É sabido que a Índia é um dos mercados vitais no que aos motociclos diz respeito, e os números da Honda relativos a 2024 são uma prova disso – com quase seis milhões de exemplares vendidos no país.

Segundo o site RideApart.com, a Honda Motorcycle & Scooter India’s (HMSI) fechou o ano fiscal com 5,83 milhões de vendas, num crescimento de 19 por cento face ao ano anterior. O crescimento é em vendas domésticas e exportações.

A entrada no segmento elétrico com as novas Activa:e e QC1, lançadas no início de 2025, assim como a estreia da primeira moto de 300 centímetros cúbicos flex-fuel na Índia – a CB300F Flex-Fuel – ajudam em parte a explicar estes dados. A gama foi igualmente atualizada para cumprir as normas de emissões.

A mobilidade em motociclos e ciclomotores tem uma enorme popularidade na Índia, que enfrenta também muito a problemática ambiental – pelo que é um terreno fértil para soluções sustentáveis.

A introdução de modelos elétricos no país mostra que a Honda procura acompanhar a concorrência, que tem lançado novos modelos com esta tipologia de motores e outras soluções (como o gás natural comprimido da Bajaj).