
A saúde cognitiva é uma das principais preocupações à medida que envelhece. A demência é um dos riscos que está associado com o degradar da saúde do cérebro. Existem alguns hábitos comuns que podem estar a aumentar o risco de demência. Parecem inofensivos, mas a verdade é que podem trazer problemas mais tarde.
O agregador de blogues HuffPost falou com alguns especialistas na área para perceber alguns dos hábitos que estão a afetar a saúde do cérebro e que podem elevar o risco de demência.
"Um dos maiores medos dos idosos é que possam perder a memória e de tornar-se um fardo para os outros", começa por dizer o psiquiatra James Ellison. "A demência pode fazer com que alguém esqueça a morada ou não se lembre do motivo de estar a fazer determinada tarefa."
"É uma doença assustadora à qual algumas pessoas têm predisposição genética, mas acredita-se que também existam hábitos de vida que podem aumentar o risco.” O médico Victor Henderson disse ainda que existem alguns fatores de estilo de vida que podem aumentar o risco, só que grande parte deles ainda não foi estudada.
Ter cuidado com alguns hábitos pode ser fundamental, ainda assim podem não só ajudar a reduzir o risco de demência, mas também a saúde em geral. Conheça os hábitos que deve evitar para que não aumente o risco de demência.
1- Ignorar o impacto que a alimentação tem na saúde do cérebro
"A prevenção da demência ou otimização da saúde do cérebro são os tipos de coisas com pode implicar coisas que as pessoas estão familiarizada, como é o caso de problemas cardiovasculares e outras questões de saúde", conta a médica Christina Prather.
2- Não cuidar de outros problemas de saúde, como diabetes ou pressão alta
"Estes fatores de risco podem ser agressivos e são uma forma bem estabelecida de reduzir o risco de demência cognitiva no futuro."
3- Não dormir o suficiente
"As pessoas precisam dormir de forma adequada por que o cérebro renova durante o sono profundo e diminui a concentração de beta amiloide, a proteína tóxica que contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer", diz James Ellison.
4- Não passar tempo com amigos e família
"Sabemos que a solidão, a depressão e o isolamento são bastantenegativos para a saúde."
5- Beber muito álcool
"Se está com problemas cognitivos ou preocupado com a memória, um dos primeiros conselhos que dou é reduzir o consumo de álcool."
6- Deixar de fazer exercício físico
"É recomendado que adultos mais velhos façam exercícios aeróbicos por 30 minutos, cinco dias por semana, mas apenas cerca de 10% daqueles com mais de 75 anos atingem esse nível de atividade."
7- Não usar capacete quando anda de bicicleta
"Há um grande número de estudos observacionais que relacionam traumatismos cranianos à demência. Há uma associação consistente de que traumatismos cranianos provavelmente desempenham um papel no risco de demência", explica Victor Henderson.
8- Ignorar sintomas depressivos
"Embora a depressão grave não seja tão comum em adultos mais velhos quando comparada a adultos mais jovens, tanto a depressão grave quanto os sintomas depressivos leves podem prejudicar coisas que são importantes para a saúde cognitiva."