As rosas necessitam de muitos cuidados na primavera para garantir o seu crescimento, mas deverá prestar muita atenção às suas folhas nas próximas semanas.

É que as chuvas quentes de abril criam as condições perfeitas para a doença da mancha preta, um fungo que se espalha pela água nas flores.

Como se pode ler no site Express, "esta infecção começa na base da planta, com manchas pretas redondas ao redor das folhas, que eventualmente ficam amarelas e caem. Num clima húmido, a doença da mancha preta espalha-se rapidamente e enfraquece bastante as rosas, prejudicando o seu crescimento".

Leia Também: As possíveis causas para as suas plantas estarem com as pontas castanhas

A mancha preta não mata as rosas completamente, mas causa muito stress e direciona toda a energia da planta para combater a infecção ao invés de cultivar flores. Rosas com a doença dificilmente produzirão flores, e as que conseguirem crescer serão pequenas ou deformadas.

Kevin Lee Jacobs, jardineiro e fundador da 'A Garden for the House', partilhou como a forma de prevenir esta doença ou de a controlar - leite de vaca.

"Um spray composto com leite e água é a melhor resposta para a doença. Quando aplicado semanalmente, a solução controla a mancha preta tão bem como qualquer pesticida sintético", explicou o jardineiro.

Leia Também: Será que as cascas de ovos são realmente boas para plantas?

Pode parecer estranho ao início, mas o leite de vaca contém proteínas e enzimas naturais com propriedades antifúngicas, que podem matar os fungos.

Segundo Kevin Lee Jacobs, o leite funciona melhor quando exposto à luz solar, pois cria um ambiente menos propício aos fungos e ainda uma camada fina que impede que os mesmos destruam a planta.

Kevin acrescentou: "Borrifar dá trabalho, mas não é difícil. Só não se esqueça de molhar a parte superior e inferior das folhas. Recolha também as folhas caídas".

Leia Também: Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas