
Stefano Manzi, piloto da Pata Yamaha Ten Kate Racing, conquistou a primeira vitória da temporada de 2025 no circuito de Phillip Island, garantindo o triunfo na estreia da Yamaha R9 no Campeonato do Mundo de Supersport da FIM. Numa corrida emocionante, Manzi resistiu à forte concorrência e celebrou a primeira vitória da nova máquina da Yamaha, marcando o início de uma nova era para a marca japonesa na categoria.
A R9 utiliza tecnologia desenvolvida e testada nas competições de motociclismo, combinando-a com a reconhecida plataforma do motor tricilíndrico que revolucionou a Yamaha na última década. Esta fusão entre um motor de elevado binário e a precisa maneabilidade desenvolvida nas pistas resultou num modelo Supersport perfeitamente equilibrado, digno do estatuto emblemático da Série R.
Mantendo o design inspirado nas máquinas de MotoGP, característico da gama Supersport da Yamaha, a R9 apresenta uma evolução significativa, destacando-se pela sua suspensão semelhante à da R1 e pelos travões dianteiros Brembo, que garantem um nível de precisão, manobrabilidade e agilidade ao mais alto nível.
De notar que, a moto é alvo de pequenas alterações para estar a correr na categoria e mais preparada e adaptação, em termos de configurações, ao piloto e própria pista.
Especificações técnicas da moto «base»
Motor
- Tipo: 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, 3 cilindros
- Cilindrada: 890 cc
- Diâmetro x Curso: 78,0 mm × 62,1 mm
- Taxa de Compressão: 11,5 : 1
- Potência Máxima: 87,5 kW (119,0 PS) a 10 000 rpm
- Binário Máximo: 93,0 N・m (9,5 kgf・m) a 7000 rpm
- Sistema de lubrificação: Cárter húmedo
- Tipo de embraiagem: Húmeda, multidisco
- Sistema de ignição: TCI
- Sistema de arranque: Eléctrico
- Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
- Transmissão final: Corrente
- Emissões CO2: 116 g/km
- Alimentação: Injeção de Combustível
Ciclística
- Quadro: Diamante
- Ângulo do Avanço de Roda: 22°35′
- Trail: 94 mm
- Suspensão Dianteira: Forquilha telescópica, Ø 43 mm
- Suspensão Traseira: Suspensão de ligação por braço oscilante
- Curso Dianteiro: 120 mm
- Curso Traseiro: 118 mm
- Travão Dianteiro: Travão hidráulico, dois discos, Ø 320 mm
- Travão Traseiro: Travão hidráulico, um disco, Ø 220 mm
- Pneu Dianteiro: 120/70ZR17M/C (58 W) sem câmara
- Pneu Traseiro: 180/55ZR17M/C (73 W) sem câmara
Dimensões e peso
- Comprimento Total: 2070 mm
- Largura Total: 705 mm
- Altura Total: 1180 mm
- Altura do Assento: 830 mm
- Distância Entre Eixos: 1420 mm
- Distância Mínima ao Solo: 140 mm
- Peso (incluindo óleo e gasolina): 195 kg
- Capacidade do Depósito de Combustível: 14 L
- Capacidade do Depósito de Óleo: 3,50 L
O triunfo de Stefano Manzi em Phillip Island reforça o estatuto da Yamaha R9 como um dos modelos mais promissores da categoria. Combinando desempenho, tecnologia de ponta e um design inspirado nas competições de elite, a nova Supersport da Yamaha promete fazer história nas pistas e continuar a herança de sucesso da série R.