
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) está a intensificar a sua estratégia de promoção internacional, com especial enfoque no mercado espanhol. A iniciativa tem resultado na presença crescente de órgãos de comunicação social espanhóis na região, com o objetivo de aumentar a notoriedade do destino Alentejo junto do público do país vizinho.
Entre os meios que recentemente visitaram o território alentejano destacam-se a esRadio, a Escapa TV e o jornal digital El Confidencial. As reportagens realizadas incidiram sobre a autenticidade da região, a paisagem, bem como as experiências vínicas e gastronómicas disponíveis.
Nas próximas semanas está prevista a chegada de novas equipas editoriais, nomeadamente do jornal El Mundo e da estação televisiva pública TVE2, ambos com elevada expressão no panorama mediático de Espanha.
Estas ações integram-se numa estratégia mais abrangente de valorização do território, que inclui o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”, agendado para os dias 20 e 21 de junho, em Sines. A iniciativa reunirá jornalistas de vários países, entre os quais um representante espanhol, que terão oportunidade de conhecer uma proposta inovadora de enoturismo: o envelhecimento de vinhos no fundo do mar.
Segundo José Manuel Santos, presidente da ARPTA, «o Alentejo tem vindo a afirmar-se como um território de excelência para o turismo internacional, e o mercado espanhol é, pela sua proximidade e maturidade, uma das nossas principais prioridades estratégicas».
A ARPTA continuará a desenvolver ações promocionais assentes em conteúdos editoriais, experiências imersivas e campanhas colaborativas, com vista ao reforço da notoriedade do destino Alentejo nos principais mercados emissores.