
A praia fluvial da Albergaria dos Fusos, no concelho de Cuba, estreia-se este ano com Bandeira Azul devido aos “comportamentos responsáveis” para com o meio ambiente e a acessibilidade das pessoas, disse o presidente do município.
A adoção de medidas de “proteção do meio ambiente” e de “estímulo à sustentabilidade”, como a inexistência de motores elétricos nas embarcações e no centro náutico, são fatores que ‘pesaram’ na atribuição do galardão a esta praia, situada na albufeira de Albergaria dos Fusos, indicou o autarca João Português.
Em declarações à agência Lusa, o presidente desta câmara municipal alentejana, no distrito de Beja, acrescentou que os outros requisitos fundamentais para receber a Bandeira Azul foram os investimentos realizados para tornar a praia acessível e com maior mobilidade.
“Em termos de praias fluviais do interior, a praia de Albergaria dos Fusos é um dos expoentes máximos, porque está enquadrada de uma forma muito forte com tudo o que é a fauna e a flora ambiental aqui da nossa zona”, justificou o presidente do município.
Segundo João Português, a atribuição deste galardão tem “um significado grande” porque é o “reconhecimento da qualidade desta praia” e uma confirmação de que a câmara municipal está “a contribuir para a educação ambiental” e para “a sensibilização e proteção do meio ambiente”.
“É uma praia que, além de ter um enquadramento paisagístico de grande qualidade, é também muito virada para o ambiente [ao nível da sustentabilidade] e, portanto, o galardão da Bandeira Azul é exatamente por isso”, destacou.
No Alentejo, foram galardoadas este ano com Bandeira Azul 31 praias costeiras (mais duas do que no ano passado) e 10 praias interiores (mais uma).
Além da praia fluvial de Albergaria dos Fusos, são praias novas com Bandeira azul no Alentejo as praias costeiras de Monte Velho e Porto das Carretas/Albarquel, em Santiago do Cacém.
Para o autarca João Português, esta distinção permitirá reforçar a imagem que as pessoas têm da praia do seu concelho, tornando-a “mais positiva e atrativa para os turistas”.
“Se as pessoas a consideravam uma praia diferente, porque está rodeada de azinheiras e de sobreiros, no meio do montado, é claro que, com a Bandeira Azul, constrói-se uma imagem mais positiva e que demonstra que é uma praia amiga do ambiente e que estimula a sustentabilidade”, argumentou.
Portanto, continuou, “é uma mais-valia para todos, para quem se deslocar ao concelho e para quem frequentar a praia”.
A distinção de boa qualidade foi atribuída a 404 praias – das quais 354 são costeiras e 50 são praias interiores -, 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas, num total de 444 galardões atribuídos a Portugal pelo júri internacional em 2025.
A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul numa praia costeira decorre este ano em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, em 03 de junho.
Já o primeiro destes galardões em praia fluvial vai ser hasteado na de Quinta do Barco, em Sever do Vouga, a 15 de junho.