O deputado Barreira Soares é o candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, depois de ter sido eleito vereador nas últimas autárquicas, e garante que o objetivo é “governar o concelho”, afirmou hoje à Lusa.

“Se nas legislativas ficámos à frente do Partido Socialista, não ganhar a Câmara será uma derrota. Assumo isso desde já”, declarou o candidato, sublinhando que não se contenta com o aumento do número de vereadores.

Barreira Soares considera que Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, “bateu no fundo”, e aponta como prioridades a melhoria da higiene urbana, a requalificação dos centros de saúde e a reorganização do departamento de urbanismo.

“Há contentores sem tampa, lixo acumulado e pragas de ratos e baratas. Isto é inadmissível”, afirmou, acrescentando que pretende pressionar o Governo para reforçar os recursos humanos nos centros de saúde, cujas instalações descreve como “degradadas”.

“Chove dentro dos centros de saúde, há paredes com bolor e pavimentos degradados. Parece um país do terceiro mundo”, denunciou.

O candidato defende ainda a eliminação da portagem na A1 em Vila Franca de Xira, recordando que apresentou uma proposta nesse sentido no parlamento, que foi chumbada por PS, PSD e CDS-PP.

Na área da habitação, pretende reorganizar o departamento de urbanismo para “reduzir a burocracia” e atrair construtores, criando “mais oferta para baixar os preços”.

“Construir em Vila Franca é horrível. Temos de preparar o concelho para que os investidores saibam rapidamente onde e o que podem construir”, afirmou.

Barreira Soares é licenciado em Marketing, Relações Públicas e Comunicação, tendo concluído o ensino secundário na área de Informática de Programação. É gestor e empresário, com experiência em várias áreas, desde a construção civil à gestão de empresas, incluindo passagem por multinacionais.

Barreira Soares tem como adversários conhecidos David Pato Ferreira (coligação Nova Geração – PSD/Iniciativa Liberal), Paulo Núncio (CDS-PP), Catarina Lourenço (BE), Daniel Ferreira (LIVRE) e Cláudia Martins (CDU).

As eleições autárquicas estão previstas para 12 de outubro deste ano.