
Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria estarão encerradas no sábado, 24 de maio, e seis no domingo, 25 de maio, em diversos hospitais das regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A medida afetará principalmente os hospitais da área metropolitana de Lisboa e de Setúbal.
De acordo com as informações consultadas pela agência Lusa, no sábado, as urgências de ginecologia e obstetrícia nos hospitais Garcia de Orta (Almada), Vila Franca de Xira e Santo André (Leiria) estarão encerradas.
Além disso, os hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures) também terão o serviço de urgência pediátrica fechado, situação que se repete no domingo.
Já no domingo, o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia afetará os hospitais Garcia de Orta, Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Bernardo (Setúbal) e Santo André (Leiria).
A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra terá horários reduzidos nos dois dias, estando disponível apenas das 00h00 às 08h00 e das 20h00 à meia-noite, atendendo exclusivamente casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela Linha SNS 24.
Além disso, a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga também será referenciada, no sábado e no domingo, das 00h00 às 08h00.
As autoridades de saúde apelam aos cidadãos para que, antes de se deslocarem aos hospitais, contactem a Linha SNS 24: 808 24 24 24 para obterem orientação sobre a necessidade de se deslocarem às urgências.