
Um homem de 27 anos foi detido no dia 11 de maio, no concelho de Castro Verde, por suspeitas de violência doméstica contra a companheira, uma mulher de 40 anos. A detenção foi efetuada pelo Comando Territorial de Beja, através do Posto Territorial de Castro Verde, na sequência de uma investigação que apurou agressões físicas e psicológicas por parte do suspeito.
Cumprido um mandado de detenção, o homem foi presente ao Tribunal Judicial de Almodôvar, onde lhe foram aplicadas várias medidas de coação: está proibido de frequentar as proximidades da residência e local de trabalho da vítima, de nela permanecer e de estabelecer qualquer contacto, sendo estas restrições controladas por pulseira eletrónica.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público, e a sua denúncia é uma responsabilidade coletiva. A Guarda promove campanhas e ações de sensibilização em todo o país e apela à denúncia de situações suspeitas, seja através da linha 112, do Portal Queixa Eletrónica ou diretamente num posto da GNR.
A tecnologia como a pulseira eletrónica é uma das ferramentas utilizadas para proteger as vítimas e assegurar o cumprimento das medidas impostas judicialmente.