
A Câmara Municipal de Coruche, a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e a Comissão de Festas de Coruche apresentaram esta quarta-feira, a edição 2025 das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche, que mantendo o figurino do ano anterior, exaltam a tradição ribatejana que leva a devoção à Senhora do Castelo muito para lá dos limites do concelho.
Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que se despede enquanto autarca da organização das Festas de Coruche, enalteceu o facto das festas serem o maior evento de Coruche, que alcançou ao longo dos anos uma “implantação para lá do concelho”, fruto da devoção que muitas pessoas de outros concelhos têm pela Nossa Senhora do Castelo”, mas também pela forte programação.
O autarca destacou o facto da edição deste ano contemplar também a aposta em artistas da terra, que num palco secundário se podem apresentar aos seus conterrâneos, podendo assim ver também o seu nome no cartaz das festividades.
Este ano atuam no “Palco Praça” os A.L.M.A., Filhos da Terra, os Rocktonight, Neiva e convidados e Dyana e Bada DFB.
Francisco Oliveira enfatizou ainda a componente taurina das festividades, que um ano mais vão contar com as touradas à corda, desfiles de campinos, largadas de touros e atividades de campo.
O Cortejo Etngráfico e do Trabalho, que este não terá como tema “Brinde à voda e à saudade entre gerações: A força das tradições”, é sempre um dos pontos altos das Festas de Coruche, que no dia 17 de agosto, leva a Coruche milhares de pessoas, naquele que é o seu feriado municipal.
O Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, Rafael Dias, anunciou algumas novidades que a organização da Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo irá introduzir este ano.
Relembrando tempos antigos, os anjinhos vão regressar à Procissão, num momento que promete marcar a edição deste ano das Festas de Coruche.
Num ano especial, um ano jubilar, Rafael Dias deixou o convite para que a partir de dia 6 de agosto, todos se possam unir em torno de Nossa Senhora do Castelo, nas tradicionais novenas que se realizam na Ermida do Castelo.
O Presidente da Comissão de Festas de Coruche, Joaquim Borda d’Água referiu que “as atividades serão as mesmas de anos anteriores”, não havendo por isso novidades no que diz respeito às atividades taurinas, que continuarão a passar pelas touradas à corda, largadas no centro histórico e na manga e provas de campinos.
As Festas de Coruche iniciam-se a 6 de agosto com as novenas na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, prolongando-se até dia 13, destacando-se o Tríduo Solene com o Padre Rui Cantarilho e entidades musicais locais.
A 14 de agosto, Dia do Fogo, há alvorada, missa pela Batalha de Aljubarrota, cerimónia oficial no Parque do Sorraia, largada de bezerras, dança, eucaristia vespertina, fogo de artifício e concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte.
No dia 15, celebra-se a Assunção de Nossa Senhora com procissão presidida pelo Arcebispo de Évora, bênção dos lares e campos, Festival Internacional de Folclore e concertos de A.L.M.A. e Filhos da Terra.
O Dia do Aficionado, a 16 de agosto, é dedicado às tradições taurinas, com largadas, encierro, tourada à corda e concertos de Matias Damásio e RockTonight.
A 17 de agosto, feriado municipal, celebra-se o Dia do Campino do Sorraia com cortejo histórico e etnográfico, homenagens, corrida de toiros e atuações de Neiva e Rui Veloso.
As festas encerram a 18 de agosto, Dia da Juventude, com atividades ligadas à tradição campina, concertos de Dyana, DFB e Bárbara Tinoco, e espetáculo pirotécnico final à 01h00 na frente ribeirinha.