
A galeria do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebeu entre os dias 14 e 16 de maio a exposição “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), uma iniciativa que visa sensibilizar a comunidade para os 17 objetivos globais definidos pelas Nações Unidas para a Agenda 2030.
Integrada na Feira das Comunidades Educativas 2025, a mostra foi cedida pelo Instituto Marquês Valle Flôr no âmbito da parceria do Município com a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID).
A exposição faz parte do Projeto Mostra ODS, que tem como missão reforçar a informação e consciencialização social acerca dos ODS, incentivando a ação responsável e colaborativa em vários setores da sociedade civil.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 metas globais adotadas em 2015 por 193 países-membros das Nações Unidas, estes objetivos procuram mobilizar esforços para erradicar a pobreza, melhorar a saúde e a educação, reduzir desigualdades, promover crescimento económico sustentável e combater as alterações climáticas, preservando os ecossistemas.
A sua ambição central é “não deixar ninguém para trás” e promover uma parceria global que assegure o desenvolvimento sustentável em cinco vetores principais: planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias.
A exposição estará disponível a partir de segunda-feira, 19 de maio, na Escola Secundária da Moita, continuando assim o percurso de divulgação e educação ambiental junto dos jovens e da comunidade escolar.